"José do Egito"


Hoje, abri uma exceção neste espaço: este post não trata de uma viagem feita através do mundo do cinema, mas, da minissérie “José do Egito”, da Rede Record.
Desde a minha infância que sou fascinada pelas histórias da Bíblia envolvendo o Egito (da impressionante trajetória do filho de Jacó à de Moisés – abandono nas águas do Nilo, abertura do Mar Vermelho, etc.). Assim, naturalmente, passei a acompanhar a versão televisiva da vida de José e  tenho me surpreendido – positivamente – com a qualidade da série e o respeito da produção aos fatos bíblicos. Daí para o post, foi um pulo... 

@@@@@@@@@@
José jovem interpretado por Ricky Tavares
A História de José
José foi o 11º entre os 12 filhos de Jacó e o 1º do pai e a mulher que ele tanto amava, Raquel. Jacó perdeu a esposa durante o parto de seu caçula, Benjamim, e era natural que ele quisesse muito bem aos filhos que tivera com ela. Acontece que os outros irmãos sentiam tanto ciúme de José, que o venderam, com 17 anos de idade, como escravo para mercadores ismaelitas a caminho do Egito.
José foi trabalhar na casa de Potifar, que por sua vez, trabalhava para o rei do Egito. Muitos anos depois, o belo José foi objeto de desejo da mulher do seu chefe. Recusada, ela inventou uma mentira que colocou o rapaz na prisão. Lá, José interpretou alguns sonhos. A história chegou ao Faraó num momento em que o governante estava angustiado com dois sonhos cujos significados ele não conseguia uma explicação. José desvendou o segredo para o Faraó e, como gratidão e reconhecimento pela sua inteligência, o soberano transformou-o no segundo homem mais importante do Egito.
O resto da História – do reencontro de José com seu pai, Jacó, e de como os filhos destes dois homens deram origem às 12 tribos de Israel – eu sugiro que você acompanhe na minissérie da Record que, como já comentei, é de excelente qualidade e muito coerente com a narrativa bíblica.

@@@@@@@@@@
José adulto interpretado por Ângelo Paes Leme
As Pirâmides e a Esfinge do Egito
Na minissérie, quando José chega ao Egito, ele avista as Pirâmides e, impressionado com a bela imagem à sua frente, pergunta: “Que lugar é este”?
O Egito é um dos destinos mais cobiçados entre os viajantes atuais (e, penso, de todos os tempos). Porém, na recente conjuntura de crise e caos que assolam o país, muitos turistas têm reduzidas as suas expectativas assim que eles chegam à capital, Cairo. Passado o susto inicial, todos que visitaram o lugar  (e que eu tive a oportunidade de conversar a respeito), falaram que a visão das Pirâmides e da Esfinge valem por qualquer infortúnio.
As Pirâmides egípcias são as primeiras entre as sete maravilhas do mundo antigo e as únicas existentes nos tempos atuais. Construída por volta do ano 2528 a.C, a Grande Pirâmide de Giza foi feita para o rei Khufu. As outras duas, para o faraó Khafré, filho do rei, e Menkauré, seu neto.
A Esfinge de Giza é a guardiã do caminho que conduz às pirâmides. Ela foi esculpida em pedra calcária, há cerca de 4500 anos, tendo as palavras 'Força’ e ‘Poder’ como inspiração para o seu formato em corpo de leão e cabeça do rei. Interessante, não?

@@@@@@@@@@

Problemas mundiais à parte, o Egito consta na minha ‘Wish List’ de destinos de viagem. Enquanto não faço o meu ‘Grande Tour’, delicio-me com a história do homem que passou de escravo a o segundo no poder daquela que é uma das civilizações mais fascinantes de todos os tempos. Que venham as quartas!

Comentários

  1. Legal o post, Fran. As vezes os programas de TV também me inspiram. Na época da novela "Cordel Encantado", fui com muita vontade visitar a região dos cânions do São Francisco. O Egito também está na minha 'wish list', mas sinceramente tenho um pouco de receio em função da situação do país, como você falou. Enfim, mas quase desisti de ir pra Grécia por causa da crise que o país estava passando, e foi a melhor viagem da minha vida. Bora para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Me entressei em assistir agora pois sempre trabalhei a noite pois não tinha tempo,nem nas reprises.Agora mudei de horario e achei pelo NET FLIX stou acompanhando e de fato uma super produção da Record tv e de todo o elenco.Retrai a verdadeira historia segundo a Bíblia..PARABÉNS a todos pelo trabalho em JOSÉ DO EGITO...abraços de Raffael Flávio Pantoja-Morador do bairro do ESTÁCIO-RIO DE JANEIRO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raffael. Também curti muito da série; ela é emocionante.

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza