São Paulo no Cinema: Minhocão

Você sabia que um viaduto localizado no centro da capital paulista é uma das locações mais filmadas do cinema nacional? Confira aqui algumas produções que utilizaram o Minhocão como cenário.


Cena do filme "Ensaio sobre a Cegueira"

“Terra Estrangeira” (1995, Walter Salles e Daniela Thomas) inicia-se mostrando o jovem Paco, em seu apartamento com vista para o Minhocão, lendo um trecho de ‘Fausto’, de Goethe, para apresenta-lo num teste para o teatro. A madrugada sai de cena e o amanhecer paulistano traz consigo o imenso ruído dos carros, mas, nem esses conseguem tirar a concentração do rapaz, que acredita numa mudança para melhor na sua vida, caso apresente uma boa interpretação no teste teatral. O filme nos mostra a reação de muitos jovens brasileiros no início dos anos 1990, desacreditados com o país da Era Collor. 

A poucos metros dali, alguns anos depois, um grupo de cegos, liderados pela esposa (Julianne Moore) de um médico (Mark Rufallo), seguem em direção a um futuro incerto, numa das cenas finais de “Ensaio sobre a Cegueira” (2008, direção de Fernando Meirelles e baseado na obra de José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura).  

Quando a noite avança no famoso viaduto, é hora de testemunharmos o esperançoso Biô arrumando sua mochila para mais uma noitada na balada paulistana, em que espera brilhar e sair do anonimato, numa cena do filme “O Signo da Cidade” (2007, direção de Carlos Ricceli e roteiro de Bruna Lombardi). E, apesar da frieza do concreto, o espaço também é utilizado por românticos casais em passeios apaixonados. Foi o que fizeram Carmem (Leandra Leal) e Juan (Nazareno Casero) em “Estamos Juntos” (2011, Toni Venturi).


Aos domingos e nos feriados, os 3,4 quilômetros do Minhocão são fechados para os carros e transformados no espaço de lazer de muitas famílias que vivem na região Central de São Paulo. Elas usam o viaduto para praticar esportes, passear com crianças e com seus animais de estimação. Uma imagem bem representada em duas cenas do filme “Não por Acaso” (2007, Philippe Barcinski), que mostram o controlador de trânsito, Ênio (Leonardo Medeiros), passeando por lá com a sua filha, Bia (Rita Batata). 

O viaduto Elevado Presidente João Goulart foi aberto em 1970 com a finalidade de desafogar o trânsito complicado da região central de São Paulo. Ele começa na Praça Franklin Roosevelt e termina na Av. Francisco Matarazzo, na região Oeste da cidade. A minha dica para a foto perfeita é a altura qem ue o Minhocão alcança a Avenida São João. Ali, estão os principais prédios vistos nos filmes ‘Terra Estrangeira’ e ‘Ensaio sobre a Cegueira’ e, ao longe, uma bela foto do famoso prédio do Banespa pode ser conseguida. O ideal é visita-lo num domingo à tarde.

Metrôs: República, Santa Cecília e Marechal Deodoro.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza