Woody Allen na Europa: Vicky Cristina Barcelona

Fotos do filme: divulgação

O quarteto formado pela racional Vicky (Rebecca Hall), a intensa Cristina (Scarlett Johansson), a tempestuosa María Elena (Penélope Cruz) e o sedutor Juan Antonio (Javier Bardem) funcionou tão perfeitamente que, a partir de “Vicky Cristina Barcelona”, uma comédia romântica deliciosa de assistir, eu fiz questão de rever os filmes anteriores de Woody Allen, aqueles rodados em Nova York, somente para matar a saudade do estilo do diretor e me divertir um pouco com as suas piadas.

As amigas americanas, Cristina e Vicky, vão à Barcelona passar o verão na casa dos tios de uma delas. Para Vicky, a viagem é a oportunidade de mergulhar na cultura catalã e concluir seu mestrado antes de retornar a Nova York e casar-se com Doug. Cristina, por sua vez, quer esquecer-se do fracasso do filme que escreveu, dirigiu, atuou e que detestou, além de tirar da cabeça um namoro recém-terminado.

Cristina, Judy e Vicky na Casa Milá, conhecida como "La Pedrera"
Entre um passeio e outro pelos tesouros arquitetônicos e galerias de arte da cidade, as jovens conhecem o artista plástico Juan Antonio, que tem o interesse claro e direto de dormir com as duas. Numa viagem para Oviedo, Juan Antonio consegue realizar a sua vontade com Vicky. Mas, é com Cristina que o pintor se identifica e com quem passa a morar alguns dias depois do retorno da trupe para Barcelona.  Não bastasse esta confusão amorosa, entram em cena Doug, noivo de Vicky, e María Elena, ex-esposa de Juan Antonio, para deixar a estória toda mais complicada e divertida.


Se você ainda não assistiu "Vicky Cristina Barcelona", faça isto. Afinal, como diria Juan Antonio:
"a vida é curta, a vida é monótona, cheia de sofrimento. Esta é a chance de algo especial".

Barcelona
Woody Allen faz as jovens americanas passearem pelos principais pontos turísticos da capital catalã. Judy, a tia de Vicky, leva as jovens para conhecer os tesouros de Gaudí. O passeio começa pela “Sagrada Família”. Gaudí começou a trabalhar neste projeto em 1883. Católico fervoroso, ele dedicou a sua vida na construção do templo, mas não conseguiu terminá-la, algo que não foi feito até os dias de hoje. Endereço: Plaça Sagrada Família, em L´Eixample.
Vicky, Judy e Cristina na "Casa Milà" com a "Sagrada Família" ao fundo

Depois da Sagrada Família, elas vão à Casa Milà, no Passeig de Gràcia. Mais conhecida como “La Pedrera”, trata-se de uma extravagante e bela obra projetada por Gaudí e encomendada por Pere Milà. A fachada ondulada e o teto repleto de chaminés em formato de desenhos e esculturas são fantásticos. Um delírio visual.

Vicky e Juan Antonio na entrada do Parc Güel

Ainda no universo de Gaudí, o filme nos leva até o Parc Güel, onde Vicky encontra, casualmente, Juan Antonio, em frente da serpente em cerâmica, na entrada principal.  Construído numa colina rochosa, com uma praça sustentada por colunas clássicas e uma vista incrível para o mar de Barcelona, o Parc Güel é um daqueles passeios imperdíveis e coloridos. Endereço: Carrer d´Olot. 

Cristina e Juan Antonio no Parc de Tiridabo

Os casais Vicky-Doug e Cristina-Juan Antonio vão ao parque de diversões chamado “Parc d´Atraccions de Tiridabo”, localizado numa colina ainda mais alta que a do Parc Güel. Lá, entre brinquedos da década de 1920 e outros bem atuais, o quarteto passa o tempo se divertindo e saboreando algodão doce.  Endereço: Plaça del Tiridabo. O acesso pode ser feito por teleférico.


Cristina fotografando em Las Ramblas

Diversas cenas de Cristina fotografando a cidade foram feitas em “Las Ramblas” e no “Barri Gòtic”. Ladeada por imensas palmeiras e perfeita para passeios, a Rambla começa na agitada Plaça de Catalunya e termina no não menos agitado calçadão que dá acesso ao mar. O Barri Gòtic, por sua vez, é um labirinto de ruelas com a arquitetura conservada para aquele que é o bairro mais antigo da cidade. Barcelona nasceu ali. O lugar é perfeito para as compras da viagem e para saborear um bom café, vinho ou o que quer que você aprecie. Cristina almoça com Vicky e Doug numa das ruas do Barri Gòtic e conta ao casal como foi a sua aventura com María Elena, deixando o rapaz boquiaberto e imaginativo.

Os amigos caminhando pelas ruelas do Barri Gòtic

Minhas dicas pessoais de lugares interessantes para conhecer em Barcelona incluem: a Plaça Reial, construída no século XIX no mesmo modelo das praças parisienses; o Palau de La Música Catalana (Carrer Sant Francesc de Paula 2), que é, para mim, o espaço arquitetônico mais belo da cidade, projetado pelo modernista Domènechi Montaner e inaugurado em 1908; e, o Poble Espanyol, uma linda vila, concebida para mostrar a arquitetura típica de cada região da Espanha.

Curiosidades
Com um orçamento de US$ 14 milhões e lançado em 2008, "Vicky Cristina Barcelona" foi mais uma produção de Woody Allen muito bem sucedida, levando o Globo de Ouro Melhor Filme Comédia ou Musical. O filme também ganhou o Globo de Ouro e Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, ambos para Penélope Cruz, que está soberba no papel da enlouquecida María Elena.


Woody Allen fez muitos closes e planos individuais para poder melhorar, caso fosse necessário, as cenas em que Javier Bardem e Penélope Cruz falavam em inglês. Com a técnica, ele não precisaria alterar a cena inteira, somente parte dela.

O filme é a terceira produção em que Woody Allen e Scarlett Johansson trabalham juntos (a primeira foi Match Point  seguida por Scoop - O Grande Furo). Depois de "Vicky Cristina...", o diretor trabalhou com Penélope Cruz em “Para Roma, Com Amor”, produção lançada em 2012 e ainda em cartaz nos cinemas de São Paulo. 

 

“Depois do lançamento de Vicky Cristina, recebi ofertas
para filmar em pelo menos três países...
Vou fazer um em Londres, e talvez um em Paris,
e talvez um na Espanha.  Não há nenhuma incerteza
quanto ao lugar onde faço os filmes.
Poderia fazer um verdadeiro tour das Nações Unidas filmando.”
(Woody Allen)


Comentários

  1. Um belo perfil traçado de Vick Cristina Barcelona, Woody Allen e os monumentos da cidade, vi e veria de novo se necessário mais essa obra woodyalleniana, palmas para o diretor, os atores e a escritora do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres