"I need Spain": turismo de cinema em terras espanholas


A Sagrada Família aparece em
"Tudo Sobre Minha Mãe", de Almodóvar

Atendendo ao pedido de um amigo argentino, que pretende passar a lua-de-mel na Espanha, reuní uma série de dicas de passeios por algumas das cidades espanholas mais conhecidas do universo cinematográfico e literário. Confira a seguir:

Touros em Sevilha & Palácio em Granada

Os mouros invadiram a Andaluzia no ano de 711,  transformando a região num importante e desenvolvido território mulçumano. Para viajar pelo sul da Espanha, as minhas sugestões são assistir o filme "Encontro Explosivo" (lançado em 2010, com Tom Cruise e Cameron Diaz no elenco principal) e o documentário "World Class Trains - The Al Andaluz Express", que nos permite ter o prazer de, durante 7 dias de passeio, admirar belas paisagens e monumentos ricos de herança moura.


Sevilha é considerada a alma de Andaluzia.
O filme "Encontro Explosivo" teve cenas rodadas pelas principais
ruas da cidade e uma divertida perseguição de touros. 


'Al Andalus Express' é o trem perfeito para uma viagem animada pela região da Andaluzia,
começando por Sevilha, seguindo por Cordoba, Granada, Antequera, Ronda e Marchena.


O Palácio Alhambra, considerado uma das Maravilhas do Mundo,
é a antiga residência dos reis mouros e maior monumento de Granada.

Uma aula em Salamanca

Salamanca é a sede da mais antiga universidade da Europa (que foi fundada em 1218 pelo rei Afonso IX de Leão) e está representada em diversas formas de expressão artística. Pascal Mercier, autor de "Trem noturno para Lisboa", fez com que Raimund Gregorius, personagem principal, parasse na cidade para assistir a uma aula de História de Estefânia Espinhosa na famosa universidade. 

No retorno de Lisboa à Berna, o trem de Pascal Mercier
fez uma escala em Salamanca.

Conhecida como a maior vitrine da arquitetura renascentista da Espanha, Salamanca tem outras atrações imperdíveis como a Plaza Mayor (ponto de encontro de universitários, locais e turistas), a catedral gótica do século 16 e a Puente Romano.


Caminhando rumo à Santiago de Compostela

Impossível para uma brasileira falar de Santiago de Compostela sem relacionar o lugar à fígura de Paulo Coelho e o seu famoso "Diário de um Mago".


Junto com Jerusalém e Roma, Santiago de Compostela forma aquele que é considerado o conjunto de rotas de peregrinação religiosa mais importante do mundo desde a Idade Média. O tempo de permanência na região vai depender do objetivo de cada turista-peregrino.


Conheça Oviedo através do olhar de Woody Allen

O título do filme faz referência a uma cidade da Catalunha, mas é a cidade de Oviedo que rouba a cena em "Vicky Cristina Barcelona". O diretor americano é apaixonado pelo local e costuma visitá-lo com regularidade. A população local agradece e até mantém uma estátua em homenagem ao diretor em suas ruas.



Juan Antonio e Vicky no Faról de Avilés, em cena
de "Vicky Cristina Barcelona"
Estátua de Woody Allen em Oviedo
A cidade, admirada pela suas construções pré-românicas, é considerada a capital cultural e comercial das Asturias.


Que tal Madrid? 

Que cidade deliciosa! Eu estive lá em pleno verão do ano passado. Para contornar o calor, fiz a siesta - tirei uma boa soneca depois do almoço - e aproveitei cada segundo que passei na capital espanhola.

Minhas referências cinematográficas foram o divertidíssimo "Elza e Fred" e a dramédia "Fale com Ela", de Almodóvar. Em Madrid, conheci o livro "El tiempo entre costuras", de María Dueñas, já traduzido para o português, e me impressionei com a versão da cidade feita por Sira Quiroga.

Cena de "Fale com Ela" que remete a Plaza de Toros.

Quando estive em Madrid, o clima nas ruas era animadíssimo por eles terem ganhado a Copa do Mundo, realizada na África do Sul. Lá, meus 3 lugares favoritos foram: o Museo Thyssen-Bornemisza, o Museo del Prado e a agitada Puerta del Sol.


Viajando com Dom Quixote por La Mancha

Quem leu "Don Quijote de La Mancha", de Miguel de Cervantes y Saavedra, teve a oportunidade de fazer uma viagem intensa pelas regiões de La Mancha, Aragão e Catalunha.


Rota de Quijote



Quando lí "Dom Quixote", achei a narrativa divertida e triste, ao mesmo tempo. Imaginar aquelas pessoas enganando e se divertindo às custas do nosso herói não me agradou muito. Em compensação, a escrita de Cervantes é fantástica (se lembrarmos de que ele viveu de 1547 até 1616, então, é de nos deixar de queixo caido). O homem era incrível! Mesmo depois de 10 anos, entre as partes 1 e 2 do livro, ele manteve uma coerência respeitável e conseguiu conquistar uma posição de prestígio na minha lista de melhores escritores de todos os tempos.


Barcelona badalada!

Nenhum filme realizado antes ou depois de "Albergue espanhol", "Vicky Cristina Barcelona" e "Tudo sobre minha mãe" conseguiu superar estas 3 produções no quesito 'roteiro cinematográfico perfeito' pela capital da Catalunha. Se tiver o prazer de assistí-los, você poderá deixar o guia turístico da cidade de lado e orientar-se somente pelas cenas apresentadas nestas produções. Veja as fotos abaixo e confira alguns dos cenários turísticos que são vistos nos filmes:


Javier entrando em ação no Parc Güel, em cena de "Albergue Espanhol"

Vicky e Cristina conhecendo "La Pedrera", criação de Gaudí.

Cena de "Tudo sobre minha mãe" pelas ruas do centro da cidade. 
Curiosamente, a construção que mais amei em Barcelona não aparece nestas produções e não é obra de Gaudí. Trata-se do Palau de la Música Catalana, a criação mais bela de toda arquitetura local.

Caminhar pelas ruas do Centro e da orla marítima é uma delícia. Em Barcelona, meus 3 lugares favoritos foram, respectivamente: o Palau de la Musica Catalana (comentado acima), a Casa Batló e o Monestir de Pedralbes.

À propósito, "I need Spain" é o tema de uma campanha do país para estimular o turismo local.


Comentários

  1. Mais uma vez, ótimo post. Estou escrevendo um texto sobre o "Albergue Espanhol" e acabei caindo aqui. rs. Dá vontade de fazer tanta viagem inspirada nesses filmes maravilhosos, né? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá vontade de rodar o mundo - rs!!! Vou ler seu post. Tenho certeza de que deve estar show!!! Abçs.

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza