Flanando por Paris: a viagem de Marco e Rosa pela França

Durante o passeio pela Europa, Marco Antonio e Rosa Maria estiveram em Paris. Dos lugares por eles visitados, e que merecem ser apreciados por todos nós quando na capital francesa, eu escolhi dois roteiros muito especiais para apresentar neste espaço: a margem esquerda do Sena e Montmartre.


Bela arquitetura parisiense, muito vista nos filmes ali rodados.

Aproveitem para flanar por esses locais com o texto de Marco Antonio (sublinhado na cor azul) e fotos de Rosa Maria.

O Quartier Latin e St-Germain 

"Na margem esquerda do Sena (Rive Gauche) está o coração da Paris boêmia, com os grandes cafés filosóficos, onde outrora os grandes assuntos eram debatidos: Café de Flore, onde Sartre e Simone de Beauvoir discutiam filosofia com Camus, Gide, Genet e outros; o Café Les Deux Magots ('magots' são mercadores chineses), também frequentado por essa turma; a Brasserie Lipp, que serve comida alemã e onde os nazistas comiam do bom e do melhor durante a ocupação. Ainda temos a universidade Sorbonne, onde Fernando Henrique Cardoso deu aulas de Sociologia, e uma das mais antigas do mundo (consta ser a terceira mais antiga). A área é denominada quarteirão latino - Quartier Latin - pois as aulas de Sorbonne eram dadas em Latim. Nos seus entornos, os estudantes e professores frequentavam os cafés e restaurantes, sempre falando em latim. Ficou a denominação da área." 

Cena comum em Paris, especialmente na margem esquerda
do Sena e nas ruas do Quartier Latin

O café Les Deux Magots é um dos pontos de encontro dos grandes
nomes da literatura mundial e local
ideal para uma pausa das caminhadas pela cidade.

Marco e Rosa incluiram Montmartre no roteiro. De lá, um dos locais visitados por eles foi "Le Moulin de La Galette". O moinho, construido em 1604 e transformado em um salão de baile no século XIX,  foi imortalizado por Renoir em uma tela de 1866 de mesmo nome.  


Gostei tanto desta tela que trouxe uma cópia para mim,
quando da minha viagem a cidade, em 2009.
Ela transmite muita animação e um clima de
festa entre amigos, visto que Renoir incluiu vários de seus
colegas impressionistas no desenho. 

Ainda em Montmartre, Marco e Rosa visitaram a casa onde Van Gogh e seu irmão Theo viveram por 2 anos, no final da década de 1880.  Ela está localizada no número 54 da rue Lepic.


Meus amigos estiveram em vários pontos históricos da cidade. E aproveitaram para caminhar e apreciar o passeio, observando e admirando detalhes que chegam a passar despercebidos ao turista comum. Como disse Marco Antonio em relação ao que se fazer além de visitar os pontos históricos da capital francesa: "...o resto é passear por Paris, tomar um vinho, comer uns queijinhos, ver a vida passar, calma, à francesa, na nossa frente. Não é à toa a expressão 'flâneur', criada por Baudelaire para as pessoas que ´flanam' pela cidade, observando o que as outras não vêem."


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza