Empire State Building celebra 80 anos

O Empire State Building, um dos edíficios mais importantes para o mundo do cinema, está celebrando 80 anos de existência: o prédio foi oficialmente aberto ao público em 01 de maio de 1931.





Considerado o mais alto edíficio de Nova Iorque, ele teve a sua construção iniciada em 1930. Por sua inauguração ser feita num período díficil para a economia americana (pouco tempo depois do crash da Bolsa de Valores), o prédio foi apelidado de "Empty Space Building" (Edíficio dos Espaços Vazios). Mas, com a procura do público pelos seus observatórios (86o. e 102o. andares) e a ajuda de Hollywood, o ESB conseguiu reverter a má sorte e se tornar um dos prédios mais conhecidos do mundo.

"Tarde Demais Para Esquecer" (An Affair to Remember)



Filme de 1957, "Tarde Demais para Esquecer" foi dirigido por Leo McCarey e colocou o Empire como o ponto de encontro oficial dos românticos do mundo inteiro. Isto aconteceu graças a cena em que Nickie Ferrante (Cary Grant) aguarda pela sua amada, Terry McKay (Debora Kerr), no observatório do 102o. andar. O encontro seria o início de uma vida a dois plena de amor. Quem viu o filme, sabe como tudo termina. Para quem não viu, eu não vou estragar e contar o final. O fato é que, graças a esta produção cinematográfica, um encontro no Empire virou sinônimo de muito romantismo.


Sintonia do Amor (Sleepless in Seattle)



Nora Ephron é uma romântica incurável: basta ver a lista de comédias românticas dirigidas por ela. Mas, vamos focar em "Sintonia do Amor", de 1993, que conta com Tom Hanks e Meg Ryan nos papéis principais. A sintonia não podia ser mais perfeita! O encontro dos dois acontece no observatório do 86o. andar do Empire e, a partir dali, mais um romance é iniciado em Nova Iorque. A cena é uma clara homenagem a "Tarde Demais para Esquecer".


King Kong

Poster do filme de 1933

King Kong é, provavelmente, o filme que mais contribuiu para celebrar a imagem do Empire State Building como símbolo do cinema. Foram 3 produções: a primeira, em 1933, pouco depois da inauguração do ESB; a segunda e mais famosa, em 1976, com Jéssica Lange no papel principal; e, a de 2005, com Naomi Watts. A cena filmada da sua torre, com o enorme macaco lutando contra aviões militares, tornou-se um ícone da Sétima Arte. E, o filme virou um clássico!



O edíficio está localizado na Fifth Avenue com a 34th Street. Dos seus 2 observatórios dá para se ter uma visão panarômica de toda Manhattan. Imperdível se você for para Nova Iorque!


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres