"Casablanca"

Um dos maiores clássicos do cinema, Casablanca é um filme de amor, humor, patriotismo, um certo suspense e frases que marcaram gerações de cinéfilos. O tempo encarregou-se de transformá-lo numa lenda...




Ambientado em tempos de guerra e lançado em 1942, Casablanca tem como base a história de refugiados de diversas nacionalidades que seguem para a colônia francesa em busca, principalmente, de um salvo-conduto (visto) para Lisboa, de onde podem partir rumo aos Estados Unidos.  


O point local é o Rick´s Bar, um "Café Américain", onde todos, vestidos com a elegância da década de 40, encontram-se para beber, ouvir boas músicas, jogar clandestinamente e realizar negócios com os fins mais obscuros que possam existir em tempos de vigilância acirrada.


Para a maioria dos frequentadores do Rick´s, o clima fica tenso quando alemães e franceses se encontram no mesmo ambiente. Para o dono do bar, Rick (Humphrey Bogart), a situação se complica quando Ilsa (Ingrid Bergman), a mulher que ele amou e que o abandonou por outro homem, entra em seu bar de braços dados com o marido, o militante político Victor Laszlo (Paul Henreid) perseguido pelos militares nazistas. Rick, que geralmente não se arrisca por ninguém, vê-se diante de um dilema entre ajudar a mulher que continua amando ou abandoná-la à própria sorte.

Fotos do filme: divulgação

O filme é marcado por frases como "Nós sempre teremos Paris" e "Estou de olho em você, garota", e pela música "As Times Goes By". Mas, para mim, o ponto forte é a cena em que Laszlo solicita que os músicos do bar toquem "La Marselhesa" numa resposta a ousadia dos alemães, que cantavam o seu hino nacional como provocação aos franceses. O homem ficou bárbaro nesta cena!

Ícone de várias gerações, Casablanca foi indicado a diversos prêmios e ganhou 3 Oscars: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro. Dirigido por Michael Curtiz, sua estreia no Brasil aconteceu em 7 de dezembro de 1942.



Casablanca é a terceira maior cidade do Marrocos e possui, atualmente, uma população de cerca de 3,7 milhões de habitantes. A França estabeleceu seu domínio sob o local de 1910 até 1956. Curiosamente, o Protectorado Francês, que teve o turismo alavancado por conta do clássico e serviu de inspiração geográfica para a película, nunca teve uma cena do filme por lá rodada. Casablanca foi filmado nos estúdios da Warner, nos Estados Unidos. 


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza