G´day, Australia.

Fotos: divulgação

É possível que a primeira imagem que lhe venha a mente quando se fala em Austrália seja a de um canguru. E é provável, também, que a segunda imagem mais reconhecida seja a de alguma praia de Sydney (Bondi Beach, campeã) repleta de surfistas bronzeados. Adicionadas às belas tomadas da Ponte de Sydney e da Ópera House, estas atrações - tão "aussie" - têm guiado muita gente para o outro lado do planeta.

Antes de atravessar o Oceano Pacífico (é mais rápido do que fazendo um pit stop na África), que tal assistir algumas das produções cinematográficas mais bacanas das últimas décadas, rodadas em terras australianas? Confira comigo:


O Casamento de Muriel
Filme de 1984
Para mim, O Casamento de Muriel foi o responsável por colocar a Austrália na minha wishlist de viagens (você tem uma?) e de quase me fazer acreditar que o grupo ABBA era australiano, e não sueco.

Lançado em 1984, sob a direção de P.J.Hogan, o filme 'apresentou' Toni Collette ao mundo, a Muriel do título. Fã do ABBA e com um desejo de se casar a todo custo, Muriel aprende a se conhecer e a descobrir o que existe de mais importante na vida. Emocionante por sua celebração a amizade.


Priscilla, a rainha do deserto
Filme de 1994
Super-criativo e divertido, Priscilla ganhou o Oscar de 1994 pelo seu figurino coloridissimo e original. Hugo Weaving (Matrix), Terence Stamp (Wall Street) e Guy Pearce (Los Angeles: cidade proibida) deixam Sydney, passam por Adelaide e cruzam o deserto australiano rumo à Alice Springs, para realizar um show drag num hotel da região (e para um dos rapazes rever seu filho depois de longos anos sem contato).

Tão bacana quanto o filme é o musical com o mesmo título, que você pode assistir em Sydney: enquanto se diverte com as músicas bem anos 80, você se emociona com a história das queridas drag queens. Eu fui e recomendo!

Matrix
Blockbuster de 1999
Para quem ainda não sabe, a tão procurada Matrix fica em Sydney. E foi para lá que eu segui em busca do cenário perfeito... O filme ficou tão cult, que falar de cinema sem falar das aventuras de Neo e Morpheus por Matrix é como não falar da sétima arte. Lançado em 1999, Matrix foi divisor de águas em relação aos seus efeitos especiais. Quem não lembra da cena de Neo se esquivando de uma rajada de balas? Fantástica e copiada em diversas produções depois.

Em Sydney, muitos brincam que esta é a Matrix Place.
Quem visitar a cidade mais australiana de todas (ou, pelo menos, a mais animada delas) e estiver a procura de um set movie de Matrix, deve seguir para Martin Place, no centro comercial, e procurar pela fonte onde Neo se encanta pela loira de vermelho. Muitos brincam por lá que o nome da praça é "Matrix Place". Chegando ali, você pode dizer que passou pelo teste final da Matrix. Cool


Procurando Nemo
A animação de 2003 começou a ser produzida 6 anos antes do lançamento
A animação computadorizada, produzida pelos Estudios Disney em parceria com a Pixar, é mais um daqueles filmes carregados de emoção e alegria que nos deixam encantados. Dirigido por Andrew Stanton e lançado em 2003, o filme parte da Grande Barreira de Coral em direção à Sydney, seguindo a trajetória de um pai (um peixinho palhaço e muito zeloso) em busca de seu filho único e querido (Nemo).


Australia
O filme de 2008 me fez minimizar a saudade da Austrália 
Dirigido por Baz Luhrmann, Australia nos apresenta Nicole Kidman no papel de Sarah Ashley e Hugh Jackman no de um vaqueiro rude, ambos lutando para salvar terras, gado e um garoto aborígene, dos efeitos da 2a grande guerra. Filme de 2008, mistura drama, romance e comédia (algumas cenas de Nicole são impagáveis, especialmente a cena em que ela encontra um canguru... muito engraçada).

Outros filmes foram ambientados na Austrália, mas esses estão entre as melhores produções que existem rodadas por aquelas terras.

G´day!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza