Xavier em Londres: Bonecas Russas (2005)
![]() |
Os amigos europeus num cruzamento de São Petersburgo; Xavier e Wendy na Waterloo Station, em Londres; e o pôster do filme (Fotos: divulgação Lunar Films, Studio Canal e France 2). |
Resumo da história
O início de Bonecas Russas (2005) nos mostra Xavier (Romain Duris) e seus amigos de Barcelona parados num cruzamento de ruas, em São Petersburgo, cinco anos depois de Albergue Espanhol (2002). No entanto, como Xavier não é o tipo de pessoa que narra a sua história do Ponto A direto ao Ponto B, ele decide retornar os acontecimentos em um ano para nos explicar como ele chegou até aquele momento divisor de águas em sua vida.
Se você assistou Albergue Espanhol, deve saber que Xavier, ao retornar para Paris, trocou a carreira de economista pela de escritor. Bonecas Russas nos mostra o quanto que ele tem que se virar, assumindo vários trabalhos e escrevendo de tudo um pouco, para poder se manter. Um desses trabalhos é o roteiro de uma novela para um canal de tevê francês. Em paralelo, o rapaz também se tornou um mulherengo, namorando uma garota atrás da outra. Nesse aspecto, depois de Martine (Audrey Tautou), ele só teve um relacionamento mais sério e foi com Neus (Irene Montalà), uma jovem que ele conheceu em Barcelona.
Falando em amizades, além de manter um relacionamento muito próximo de Martine, e até de tomar conta do filho dela, Lucas (Amin Djakliou), quando a ex precisa se ausentar da cidade, ele também continua amigo de Isabelle (Cécile De France). Com a antiga colega de faculdade, ele não só foi morar na casa dela por um tempo, quando teve necessidade, como a apresentou ao seu avô materno como sendo sua noiva, para que o idoso acreditasse que o neto tinha um compromisso sério com alguém.
Outro com quem Xavier também manteve contato foi William (Kevin Bishop), chegando a acomodá-lo quando esse pernoita em Paris, numa parada a caminho de São Petersburgo. Durante a estadia, William conta para Xavier que está apaixonado por uma bailarina russa e que vai se casar com ela. O inglês também fala para Xavi que conhece a roteirista certa para trabalhar com o francês num projeto literário envolvendo o canal de TV francês para o qual Xavier presta serviços e a tevê inglesa BBC. Essa pessoa é a sua irmã Wendy (Kelly Reilly), a colega de residência de Xavier dos tempos de Barcelona.
Quando a parceria com Wendy é aprovada, Xavier vai para Londres para trabalhar com ela.
Locações em Londres
![]() |
Mepham Street, casa de Wendy na Chalcot Road, pub The Prince of Wales, Primrose Hill e o Royal Albert Hall (Fotos: Fran Mateus). |
Saída da Waterloo Station pela Mepham Street
Xavier chega em Londres pela Waterloo Station, onde os trens de alta velocidade da EuroStar, da linha Paris-Londres, paravam no passado. Hoje, eles fazem isso na estação St. Pancras International. Wendy vai esperá-lo e, juntos, eles deixam a estação pela Mepham Street.
Piccadilly Circus
Wendy e Xavier seguem para a casa dela num ônibus da Linha 168-Hampstead Health. Ao passarem por Piccadilly Circus,
ele pergunta à jovem onde está a Oxford Street, que é o seu ponto de referência para se localizar na cidade.
Casa de Wendy
Xavier se hospeda na casa de Wendy, em Primrose Hill, um bairro agradável e localizado entre Camden (ao Norte) e o Regent Park (ao Sul). O local também serve de escritório para o trabalho dos dois (18 Chalcot Road; o metrô mais próximo é Camden Town).
The Princess of Wales
O pub onde Wendy e Xavier vão relaxar depois do trabalho, e onde ela flerta com o garçom, fica na esquina da casa dela (22 Chalcot Road; o metrô mais próximo é Camden Town).
Primrose Hill
Na segunda ou terceira viagem de Xavier a Londres, Wendy o leva até o topo desse parque, para ele admirar a vista da cidade. Na cena, dá para ver a torre da BBC e a London Eye. Na saída, Xavier beija Wendy, dando início a um romance entre os dois (Metrôs Camden Town, Regent Park ou Baker Street).
Royal Albert Hall
Voltando a história de William, o jovem trabalhava como eletricista do Royal Albert Hall quando conheceu a russa Natasha (Evguenya Obraztsova), durante um dos ensaios do grupo de balé dela. Inaugurado em 1871, essa casa de espetáculos ganhou o seu nome como uma homenagem da Rainha Victoria ao marido já falecido, Príncipe Albert (Kensington Gore; metrô South Kensington).
São Petersburgo e o Enigma Chinês
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco