Champs-Élysées em "Acossado"


Por Fran Mateus

Na história desse filme de Jean-Luc Godard, o jovem e inconsequente Michel (Jean-Paul Belmondo) rouba um carro em Marselha e segue para Paris. No caminho entre as duas cidades, ele atira no policial que o persegue, matando-o. Quando chega na Cidade Luz, Michel procura por Patricia (Jean Seberg), uma estudante americana que trabalha para o New York Herald Tribune. A sua ideia é fugir da polícia local, refugiando-se na Itália e levando a namorada (que desconhece como ele ganha a vida) com ele. Bem, a intenção é essa. Para saber se ela dá certo, nada mais agradável do que assistir ao filme (se você já sabe, talvez este seja um bom momento para revê-lo 😏).

Considerado a obra-prima do diretor francês e um dos representantes mais lembrados da Nouvelle Vague"Acossado" dividiu a história do cinema em antes e depois dele, pela forma como rompeu com o estilo de se filmar de então. Nele, o diretor saia pelas ruas de Paris com uma câmera nas mãos e registrava seus atores no meio das pessoas, em cenas do dia-a-dia; em algumas delas, é possível ver transeuntes parando e olhando para a tela, tentando entender o que estava acontecendo.


Champs-Élysées no filme

A avenida mais famosa de Paris é uma das locações mais presentes nesse filme, aparecendo em, pelo menos, três cenas. Na primeira, logo que chega de Marselha, Michel encontra-se com Patricia e a acompanha, enquanto ela vende os jornais. A sede do New York Herald Tribune ficava no número 21 da rua. Os dois fazem um pequeno tour e o rapaz a convida para saírem à noite. Na segunda cena, Michel entra no Cinéma Normandie, atual UCG Normandie-Lido (nº 116). Ele vê um post de Humphrey Bogart e tenta imita-lo, passando o dedo nos lábios. Na terceira, Patricia para na frente da Christian Dior (prédio do nº 30) e se admira através no espelho da vitrine dessa loja de luxo. 

Você na Champs-Élysées de "Acossado"

Da próxima vez que você estiver em Paris, fazendo aquele passeio entre o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre, aproveite para conferir os prédios dos números da Champs-Élysées indicados neste post e observar o quanto eles mudaram desde 1959, quando foram exibidos no filme.

Sobre a autora

Assine a nossa newsletter através do faleconosco@cinetourproject.com

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza