"X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" (Maratona 7 de 9)


X-Men: Days of a Future Past (2014, Bryan Singer) - Foto: 20th Century Fox


Futuro/Presente (ano de 2023)

Poucos são os mutantes que conseguem sobreviver aos ataques intermináveis dos Sentinelas, máquinas altamente poderosas, construídas a partir do DNA de Raven/Mystique (Jennifer Lawrence), pelas Indústrias Trask. Para evitar que essa guerra sequer comece, Professor Charles Xavier (Patrick Stewart) e Eric/Magneto (Ian McKellen) usam o poder de Kitty Pryde (Ellen Page) para mandarem Logan/Wolverine (Hugh Jackman) de volta ao ano de 1973, para ele tentar impedir o acontecimento envolvendo Mystique e o Dr. Bolivar Trask (Peter Dinklage). Se Wolverine não conseguir sucesso na missão antes dos Sentinelas encontrarem o esconderijo do grupo, todos serão mortos e não haverá mais futuro para os mutantes e nem para os humanos que os apoiam.




Passado (ano de 1973) 
Durante os horrores da Guerra do Vietnã, Raven tenta salvar os amigos enviados para o campo de batalha. Nesse processo, ela descobre que Trask está fazendo experiências em mutantes e criando armas (os primeiros Sentinelas) para eliminá-los. Enquanto isso, Wolverine vai à procura do Professor (James McAvoy) na sua mansão, dando início ao difícil trabalho de fazê-lo acreditar nele, já que o Charles desse período está tomando uma droga, preparada por Hank/Fera (Nicholas Hoult), para não sentir as dores das pernas e poder voltar a andar, o que causa, em contrapartida, a perda dos seus poderes. Além dele, Wolve precisará da ajuda de Eric (Michael Fassbender), que está numa cela de segurança máxima, dentro do Pentágono. Em outras palavras, você pode chamar essa missão de "melzinho na chupeta".

Visitando as locações de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, em Montreal
Locações
"X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" foi rodado em Montreal, no Canadá, tanto no MELS Studios (a Cité du Cinéma) como em locações ao redor da cidade. Três desses lugares -onde acontecem os eventos parisienses- ficam próximos uns dos outros, em Vieux Montréal.

City Hall - Hôtel de Ville: o prédio da prefeitura de Montreal se passa pelo Hotel Royal, onde acontece o encontro da cúpula que assinará o Acordo de Paz, após a Guerra do Vietnã. Mystique se infiltra no evento e tenta matar Trask, mas é impedida pela chegada de Charles, Hank, Eric e Logan. (275 Notre Dame St. East)

Place Vauquelin: na praça ao lado do Hôtel de Ville, Fera ataca Magneto, evitando que ele mate Mystique. Nesse local, a equipe do Major William Stryker (Josh Helman) coleta o sangue da mutante para as experiências de Trask.

Metrô Square-Victoire-OACI: essa é a estação de metrô Victor Hugo, onde Raven confronta Eric para saber o motivo dele querer matá-la. 




Na minha opinião, este é o melhor X-Men de ação já feito!*
Primeiro, pelo roteiro inteligente e muito bem escrito. Exemplos: a forma como o perigo constante para os mutantes do 'futuro-presente' nos deixa tensos, enquanto que a inclusão de frases e cenas de humor, no passado, fazem o filme ficar mais leve. Pessoalmente, eu adoro: a sugestão (séria) de Hank de que, já que não podem contar com o Cérebro para encontrarem Peter/Quilksilver (Evan Peters), eles têm a lista telefônica; todas as cenas com Peter/Quicksilver; o comentário de Charles de que não sabe lidar bem com violência para, um minuto depois, dar um soco em Eric; todas as falas e gestos irônicos de Wolverine. 😂

Segundo, acho que foi uma ideia brilhante fazer um filme com o elenco de ambas as gerações. Existe harmonia entre os atores que interpretam os mesmos papéis (do futuro e do passado), além de concordar de que não existia ninguém melhor do que o impaciente/irônico, mas focado/sério Wolverine para fazer a ligação entre eles. 👍

Terceiro, a trilha sonora anos 70 foi muito bem selecionada (lembre-se delas quando ver Quicksilver na cena da cozinha e Rogue na da boate parisiense).🎵

Quarto ..; quinto ...; sexto ...; n...; motivos não faltam para achar esse filme ótimo.

Por fim, literalmente, esse filme teve a conclusão perfeita para quem gosta de finais felizes (especialmente para Wolverine, que não tem muitas lembranças boas para guardar na memória). Se toda a saga acabasse nesse filme, eu ficaria satisfeita.💘💖

Mas, como todo fã dos X-Men, eu também quero ver mais dos filmes que gosto. E esse título preenche essa vontade ao abrir duas brechas: uma, para a sua continuação com a turma mais jovem, em X-Men: Apocalipse (2016); e outra, para a conclusão da história dos personagens de Logan e Professor Xavier, em Logan (2017).
   
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é o 7º filme da minha Maratona X-Men. Minha nota para ele é 10!

A saga continuará no próximo post.

---------------------------------------------------------------
* Ele só encontrará rival no dramático Logan (2017).

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza