"X-Men: O Filme" (Maratona 3 de 9)

X-Men (2000, Bryan Singer) Fotos: 20th Century Fox

X-Men: O Filme (2000) foi a primeira adaptação para o cinema das histórias dos famosos mutantes da Marvel. Através de uma conversa entre Charles Xavier/Professor X (Patrick Stewart) e Logan/Wolverine (Hugh Jackman), descobrimos que, cronologicamente, essa história acontece uns 15 anos depois do final de X-Men Origens - Wolverine (2009), ou seja, meados da década de 1990.

Na primeira cena, o garoto Eric (Brett Morris) é separado dos seus pais, num campo de concentração nazista, em 1944, cena similar a que foi vista em X-Men - Primeira Classe (2011). Essa filmagem foi feita no Destillery Historic District, em Toronto, Canadá, país onde o filme foi rodado. Em seguida, o adulto Eric/Magneto (Ian McKellen) é visto, "num futuro não muito distante" (a década de 1990), assistindo a uma apresentação de Dra. Jean Grey (Famke Janssen), na Casa Branca. Ao deixar o local, ele é abordado pelo old friend, Charles, e os dois têm uma breve conversa sobre a esperança deles - e a falta dela - nos humanos. Essa conversa foi filmada no interior da moderna sala de concertos, Roy Thomson Hall (60 Simcoe Street).

Foto maior: Destillery Historic District
Fotos menores: Roy Thompson Hall e Casa Loma

Nesse meio tempo, Logan/Wolverine e Marie/Rogue (Anna Paquin) se conhecem em Laughlin, cidade ficcionalmente localizada no Nordeste de Alberta, e seguem viagem juntos. Ao serem atacados por Sabretooth (Tyle Mane), um capanga mutante de Magneto, os dois são salvos por Storm (Hally Berry) e Cyclops (James Marsden), que os levam para a proteção da escola dos mutantes. A Xavier´s School for Gifted Youngsters é um dos lugares mais procurados na internet e na vida real pelos fãs dessa saga, a ponto de até o Google incluí-lo no mapa. 

Fotos do filme (divulgação) e Google Maps

Na ficção, o endereço da escola do Professor X é o 1407 Graymalkin Lane, Salem Center, Westchester County, Nova York (mapas do Google acima). Na cena em que Wolverine pergunta a Xavier que lugar é aquele e o professor o leva para conhecer as instalações, o que vemos é o interior da Casa Loma (1 Austin Terrace, Toronto), um palácio construído em 1914 e muito usado como locação de filmes (confira outros títulos através deste link).

X-Men: O Filme segue seu curso, com Magneto aprontando uma das suas para acabar com a raça humana e Charles e seu time tentando detê-lo.


Marque este momento: nesse filme, Charles conta para Logan que conheceu Eric quando ambos tinham 17 anos de idade. Em X-Men - Primeira Classe, as idades serão diferentes.

Maratona X-Men: seguindo a ordem cronológica das histórias dos X-Men, esse foi o terceiro filme que eu revi durante a minha maratona X-Men
A saga continuará no próximo post.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza