"X-Men 2" (Maratona 4 de 9)

X2 (2003, Bryan Singer) - Foto: 20th Century Fox

X-Men 2 (2003) dá continuidade aos acontecimentos finais de X-Men: O Filme (2000). Por isso, alguns spoilers serão inevitáveis neste post.


O Filme:
Em Nova York, as aulas seguem seu rumo na escola dos mutantes, com os professores levando os alunos para uma visita ao Museu Americano de História Natural. Logan/Wolverine (Hugh Jackman), por sua vez, vai ao Lago Alkali, no Canadá, em buscas de respostas sobre o seu passado. Enquanto isso, em Washington D.C., Kurt Wagner/Noturno (Alan Cumming) comete um atentado contra o presidente americano, azedando as relações entre as comunidades mutante e humana.

Nesse ambiente político hostil, o arqui-inimigo de Wolverine, William Stryker (Brian Cox), volta a cena com um plano para destruir todos os mutantes da Terra. Para isso, ele rouba o Cérebro, desestabiliza Scott/Cyclops (James Marsden) e sequestra Professor X (Patrick Stewart), forçando, involuntariamente, a união de Eric/Magneto (Ian McKeller) e Raven/Mystique (Rebecca Romijn-Stamos) ao time de Logan, Ororo/Storm (Halle Barry) e Jean (Famke Janssen) para salvarem Charles e interromperem os planos do militar (com quem Wolverine terá o seu acerto de contas).

Hatley Castle em foto do site Hatley Park
As locações:
A maioria dos lugares exibidos no filme está localizada na região da Colúmbia Britânica, na Costa Oeste do Canadá. Dois deles têm um destaque maior nessa trama: o Castelo Hatley e o Lago Kananaskis. O primeiro substitui a Casa Loma (de X-Men: O Filme) como locação da escola dos mutantes; na vida real, esse castelo abriga mesmo uma instituição de ensino, a Royal Roads University. O segundo, fica no recreativo Peter Lougheed Provincial Park, em Kananaskis, Alberta, e substitui o Lago Alkali (possivelmente, por ser mais acessível para as filmagens).

Cena de Wolverine e William Stryker no Lago Alkali, na Colúmbia Britânica.
A locação real, no entanto, é o Lago Kananaskis, em Alberta. 
Preste atenção nesta cena:
Logan volta do Canadá e é recebido por Rogue (Anna Paquin), Bobby (Shawn Ashmore) e Storm. Contente em rever os amigos, ele mostra uma postura bem relaxada. Mas, quando Jean aparece e o cumprimenta, o jeito "involuntário" com que ele movimenta os olhos, deixando claro o impacto que a presença dela tem sobre ele, é muito sutil. A cena é rápida, bonita e prova do talento de Hugh Jackman para interpretar outras nuances desse personagem tão complexo.

Maratona X-Men: seguindo a ordem cronológica das histórias dos X-Men, esse foi o quarto filme que eu revi durante a minha maratona X-Men.

A saga continuará no próximo post.  

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer