França e troca de ideias em "Visages, Villages"


Fotos: divulgação
Projeto conjunto da cineasta e representante da Nouvelle Vague, Agnes Varda, e do fotógrafo-muralista globalmente conhecido, JR, Visages, Villages é um agradável passeio - visual e intelectual - pelo interior da França, a bordo de uma caminhonete com um estúdio fotográfico acoplado.


Uma vez nas pequenas cidades, os dois profissionais clicam seus locais, e criam produções fotográficas fantásticas, que usam para embelezar tudo que vêm pela frente: de fachadas de casas abandonadas a celeiros de fazendas; e, de esquinas de ruas e cargas de caminhões até contêineres do porto de Havre, dentre outros espaços.


Na rota francesa, a dupla incluiu uma parada em Montjustin, na Côte d'Azur, para visitar o cemitério onde está a tumba do fotografo Henri Cartier-Bresson (1908 - 2004), de quem Agnes era amiga. Fora do país, Agnes e JR foram até Rolle, na Suiça, visitar Jean- Luc Godard (para saber o resultado desta visita, somente vendo o filme, pois não quero ser spoiler aqui).


Paris teve seus momentos na tela. Num deles, JR empurra Agnes, sentada numa cadeira de rodas, pela Grande Galeria do Museu do Louvre. Coisa de quem pode!


A permanência das fotos nas suas locações são variadas: elas podem durar muito tempo, provável caso do mural de funcionários colocado na parede de uma fábrica; ou menos tempo, como a foto de um rapaz sentado, que durou somente o tempo do mar da Normandia avançar e apagá-la.


Para Agnes e JR, as fotos serem eternas ou efêmeras não parece ser o aspecto mais importante da aventura. Mas, sim, a possibilidade de conhecer, ao acaso, pessoas com as mais diferentes histórias de vida. Para o espectador, existe um outro bônus: o de ver duas gerações tão afinadas e compartilhando suas ideias transforma esta viagem de cinema numa experiência tanto visual, quanto mentalmente instigante.

Visages, Villages foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. Da minha parte, já estou na torcida!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza