Os lugares do filme "Pão e Tulipas"

Divulgação
Pão e Tulipas” (Pane e Tulipani, 2000) é um daqueles filmes charmosos, que desarma o espectador pela sua sensibilidade e se torna inesquecível. Nele, acompanhamos alguns dias da vida da italiana Rosalba (Licia Maglietta), uma dona de casa que foi esquecida pelo marido e os filhos durante uma excursão turística. Inconformada com o lapso da família, ela decide aproveitar a deixa para visitar o lugar dos seus sonhos, a cidade de Veneza. Lá, ela conhece alguns tipos incomuns, forma um novo círculo de amizades e inicia uma nova vida. 
Foto: Fran Mateus
Veneza dos turistas: nos seus primeiros momentos na cidade, Rosalba visita os cartões-postais do lugar, com destaque especial para a Piazza San Marco e seus arredores. Mas, engana-se quem pensa que o filme será mais uma forma de exibir os belos e famosos prédios, gôndolas e canais de Veneza. Logo, a personagem é conduzida por becos estreitos e ruas labirínticas de uma Veneza que se aproxima mais da vida de quem, realmente, habita por lá.

Foto do filme: divulgação
Restaurante do filme: para uma mulher infeliz com o marido entediante, Rosalba acaba encontrando em Fernando (Bruno Ganz) o amor que sempre desejou para a sua vida. Ele é um homem solitário, que trocou a Islândia pela Itália, na tentativa de esquecer a falecida esposa. O fictício Restaurante Marco Polo, onde se conhecem, atende pelo nome de Osteria Ale do Marie (Calle dell´Olio, 3129, Castello). 



O lugar da loja de flores:
Foto: wikipedia
Quando conhece o anarquista Fermo (Felice Andreasi), além de uma nova amizade, Rosalba ganha um emprego numa floricultura. O estabelecimento ficava na Piazza Chiesa dei Miracoli (nomeada em homenagem a igreja local), na região de Cannaregio. O filme foi lançado em 2000 e a loja de flores foi uma locação montada no endereço para a estória.

Casa, amor e amigos
Fernando oferece um quarto do seu apartamento para Rosalba morar. O prédio pode ser encontrado em Campazzo San Sebastian, na região de Santa Croce. O lugar era modesto, mas muito bem localizado, próximo da Gallerie dell´Accademia, um dos museus mais importantes de Veneza. No local, Rosalba conhece Grazia (Marina Massironi) e, nela, encontra uma grande amiga.


Foto do filme: divulgação


O encontro com o detetive amador
Querendo Rosalba de volta - para ter casa limpa e roupa passada - Mimmo (Antonio Catania) coloca um detetive amador nas pegadas da esposa. Alegando ter notícias de Pescara, Constantino (Giuseppe Battiston) marca um encontro com Rosalba no Campo do Pozzi, localizado numa área residencial próxima da igreja S. Giorgio degli Schiavonni. 
Foto do filme: divulgação
Depois disso, Rosalba sente que precisa fazer uma escolha entre o retorno para os filhos e o amor de Fernando... Acontece que, a esta altura da estória, ela dá a entender que amadureceu o suficiente para tomar a melhor decisão para a sua vida.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza