O blog "Desempilhados" em Medellín.

Texto e fotos de Tati Rosa Domingues, do blog "Desempilhados"




"Há poucos dias foi lançada a série “Narcos”, pelo Netflix. O seriado conta a história de Pablo Escobar e os anos terríveis que a cidade de Medellín, em Antioquia, viveu. Eu me chamo Tati e sou editora do blog "Desempilhados", moro em Bogotá e visitei a “capital” do Narcos poucos dias antes da estreia da série. A Fran Mateus, então, me convidou para contar aqui sobre essa cidade que renasceu após tanta guerra e tanto terror e este talvez seja o maior encanto em visitar e participar da vida da cidade que conseguiu se tornar um lugar agradável ao turismo familiar. Obrigada pelo convite!"







"Quem, assim como eu, cresceu nas décadas de 80 e 90 ouvindo o Jornal Nacional enquanto jantava, com certeza se lembra de ter escutado muitas vezes o nome de Medellín, a cidade que ficou injustamente famosa através de seu criminoso mais renomado, Pablo Escobar, e toda a violência decorrente do tráfico de drogas.  




Foi em Medellín que Escobar ergueu seu império do crime e depois travou uma guerra sangrenta com o governo da Colômbia e com o Cartel de Cali. A cidade foi vítima de vários atentados e refém por muitos anos do medo e da violência. As explosões de bombas eram frequentes e podiam acontecer em qualquer lugar, sem respeitar quem não tinha nada a ver com o assunto. (Se é que na vida há como sermos isentos de alguma responsabilidade sobre o que ocorre ao nosso redor, por menor que seja nossa participação ou por maior que seja a alienação)…




Medellín é uma cidade que se reergueu, livre do seu maior criminoso, e pode ser considerada muito mais segura do que muitas das grandes capitais do Brasil. Aqui na Colômbia, o assunto da série e da época de terror é meio que um tabu. As pessoas preferem esquecer e muitas não querem que a mídia siga divulgando os anos de pânico. Conversando com colombianos, é muito raro não ter alguém que não tenha sofrido com essa fase tão triste da história. 


Mas a série ‘Narcos’ foi filmada e foi lançada, mesmo com muitas vozes gritando contra a insistência em reforçar o estigma colombiano com as drogas. A qualidade da direção de José Padilha é excelente e o papel de Pablo Escobar foi dado ao excelente ator Wagner Moura, que esteve morando por alguns meses em Medellín para construir o personagem.


Enfim, como já contei, nós, do Desempilhados, estivemos em Medellín na semana passada e aqui vão algumas dicas e fotos da cidade.



Um pouco sobre Medellin

Medellín é uma cidade que nasceu em um vale no meio de duas cadeias de montanhas, a cidade foi crescendo para os lados ocupando as montanhas por isso de muitos pontos de Medellín se pode ter sempre uma vista sempre bonita.

Medellín está a 1.600m de altitude por isso tem um clima ameno e é conhecida por ser a cidade da eterna primavera, o que pode ser comprovado pela grande quantidade de verde e flores na cidade.

Para chegar na cidade a melhor opção é por avião, o aeroporto da cidade de Rio Negro é o que serve Medellín (fica a mais ou menos uns 40 minutos distantes do centro da cidade). Um táxi custa em torno de US$19.



Obra de Fernando Botero, importante pintor colombiano, nascido em Medellín.

Os nascidos em Medellín são conhecidos como paisas e é por isso você vai ver pela cidade a palavra ‘paisa’ espalhada por vários lugares, inclusive em um dos pratos típicos que ainda não tive o prazer de provar: a bandeja paisa que é uma mistura de várias carnes fritas (bacon, porco, etc) com feijão, abacate, arroz. 


Medellin e Pablo Escobar

Muitos turistas buscam a cidade para conhecer e visitar lugares por onde viveu e passou Pablo Escobar, muitas novelas sobre a vida dele foram feitas e apresentadas por várias cadeias de televisão na América Latina e nos Estados Unidos, alguns lugares que podem ser visitados:


Edificio Monaco: é um edíficio que foi construído por Pablo Escobar para servir como moradia para ele e sua família. Ele foi alvo de um atentado realizado pelo cartel de Cali, a quantidade de dinamite foi tão alta que a explosão foi escutada pela cidade inteira. Hoje o edifico é sede da fiscalía.

Hacienda Monaco (3 horas desde Medellín): foi a sede do império do crime de Pablo Escobar, de lá saiam os aviões carregados de cocaína para os Estado Unidos, ao lado da fazenda funciona um zoológico que foi criado por ele.

Barrio Pablo Escobar, sim ele tem um bairro com o nome dele, na verdade o bairro se chamada ‘Medellin sin Tugurios’, mas todo mundo conhece como Pablo Escobar. Neste bairro Escobar construiu várias casas para abrigar necessitados e muitas famílias de pessoas que trabalhavam para ele, lá Escobar não é visto como um terrorista mas quase como um santo que ajudava aos pobres.


Medellín é muito maior do que somente um lugar para ir para conhecer a história de Pablo Escobar (como pode se observar nos outros posts lá no blog) na verdade o culto ou a lembrança de Pablo Escobar não é incentivada diretamente pelo próprio governo, mas se você vai visitar a cidade e quer aproveitar para conhecer os lugares que foram marcados pela vida de Pablo Escobar sugiro a leitura do livro que foi lançado recentemente e foi escrito pelo filho dele “Pablo Escobar mi padre” (já tem em português). O livro apresenta a história de Pablo desde quando começou a praticar seus primeiros crimes, a construção do império chegando até a sua morte.

Muitos dos lugares citados pelo livro, tais como a Loma de los baldos (lugar onde ele tinha varios esconderijos), el barrio el Poblado, etc vão ser lugares onde você vai caminhar a pé ou passar de táxi com certeza.


E se você desejar saber mais sobre a cidade, convido a visitar o www.desempilhados.com

Obrigada mais uma vez Fran, adorei o convite para estar aqui na sua “casa” hoje. Tati"


@@@@@@@@@@@@@@@ 


Muito obrigada pelo texto e pelas fotos, Tati. 
É um prazer poder publicá-los aqui no blog Viagem de Cinema.  
Grande abraço para você e aos leitores do Desempilhados.
Fran Mateus

Comentários

  1. Fran, obrigada pelo convite! Adorei estar aqui na sua casa. Beijo, Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é nosso!!! Obrigada pelo texto e as fotos e um grande abraço! :-)

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza