Jules e Jim - uma mulher para dois

Divulgação

Hoje, um pouco de elegância e irreverência com “Jules e Jim”, de 1962, um dos filmes mais famosos do diretor François Truffaut, célebre nome da Nouvelle Vague e da revista Cahiers du Cinéma
Trata-se da história dos amigos que emprestam os seus nomes ao título do filme, amizade que começa na Paris do início do século XX, pouco antes de estourar a I Guerra Mundial. O alemão Jules (Oskar Werner) conhece o francês Jim (Henri Serre - foto) durante as aulas de esgrima, eles descobrem que têm interesses e pontos de vista muito parecidos e tornam-se melhores amigos.  Jules é tímido e tem dificuldade com as mulheres; Jim, em contrapartida, é belo e requisitado por elas. Um dia, os dois conhecem Catherine (Jeanne Moreau), uma mulher com ideias muito modernas para a sua época, e a incluem no seu círculo de amizades. Com Catherine, os rapazes passeiam por Paris, pelas praias e campos franceses, frequentam cafés e discutem política, filosofia e outros assuntos mais.

Quando a primeira grande guerra é deflagrada, os amigos vão lutar em lados opostos do front. Nessa ocasião, Jules já está casado com Catherine e vivendo na Alemanha. Uma das falas mais simpáticas do filme é a que – cada qual do seu lado – diz que se preocupa em jogar uma bomba e atingir o amigo.
Divulgação

Depois do conflito, o trio se reencontra. Jules e Catherine já não se entendem como antes. Sabendo da paixão que Jim sente por sua esposa, Jules concede o divórcio para que o amigo case com ela. Não demora muito tempo para Cathy - mulher geniosa, persuasiva e chantagista quando o assunto é amor – descubra que a banda toca diferente com Jim. Este não se permite ser chantageado e nem se deixa levar pelos ímpetos da esposa. O casamento demora pouco, mas as suas consequências afeta as vidas dos amigos para sempre.

Locações em Paris (nas margens do Rio Sena, onde Cathy toma um banho noturno; no cemitério Père Lachaise, na tumba de Oscar Wilde e em Belleville), em Saint-Paul-de-Vence, nos Alpes Marítimos, e na Côte d´Azur.

Jules e Jim é um filme tão cool que até um hotel foi nomeado em sua homenagem. Confira: Hotel Jules et Jim.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza