Desmundo



Por volta de 1570, um navio português aportou em terras brasileiras. Seu principal carregamento? Orfãs brancas que deveriam ser desposadas pelos primeiros colonizadores. A ideia da Coroa era evitar muitos descendentes da combinação entre homens portugueses e as índias brasileiras. No entanto, que ninguém se anime com essa ideia de casamento além-mar: os primeiros homens brancos responsáveis pelo desbravamento das terras do Brasil eram rudes, brutos, pouco civilizados, um fato desanimador para quem não tem família e está longe da sua amada terra natal. Foi assim que se sentiu Oribela (Simone Spoladore), a escolhida de Francisco de Albuquerque (Osmar Prado, repetindo a parceria com a atriz desde “Os Maias”). Maltratada pelo marido, ela decide voltar para a sua gente e busca a ajuda de Ximeno (Caio Prado), por quem se apaixona. Se a jovem consegue regressar à Portugal e se termina os seus dias nos braços do amado Ximeno, são questões que aconselho-te a assistir “Desmundo” (um filme de 2003,  inspirado no romance de Ana Miranda) e conhecer as respostas.



Com Direção Geral de Alain Fresnot e Direção de Arte de Adrian Cooper e Chico Andrade, “Desmundo” teve como locação a linda Praia do Puruba, localizada a cerca de 24 km do centro de Ubatuba, litoral paulista. Esta dica foi-me dada pela professora Patrícia Cabral, que ensina Pintura de Arte no curso de Direção de Arte da Academia Internacional de Cinema (“Desmundo” foi o primeiro trabalho dela no cinema, como estagiária de Bia Pessoa na pintura de arte). O trabalho de Direção de Arte desse filme, ambientado no século XVI, foi desafiador, principalmente, pelas poucas referências existentes da época e a falta de material propício para uso. O resultado final é nota 10! A aldeia criada para ser a cidadezinha local ficou bárbara e pode ser conferida ao assistir o filme, disponível em DVD.



Confira fotos lindas da praia usada em "Desmundo", acessando: Praia do Puruba. E, saiba mais sobre outras produções rodadas em Ubatuba, acessando o link filmes e minisséries em Ubatuba 

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres