Cidade dos Sonhos ou Mulholland Drive

Por onde começar a escrever um post sobre "Cidade dos Sonhos"? Pelo seu início ou pelo seu final? As dúvidas estão por toda a parte quando o assunto é esse filme 'noir' e 'surreal' de David Lynch. Inúmeras pessoas terminaram de assisti-lo com cara de perplexidade e uma pergunta no ar: "Cara, o que é isso?". Eu assumo que sou uma delas! Muito já se escreveu sobre esta obra rara do cinema e, certamente, muito ainda será escrito. Deixarei aqui a minha contribuição.

David Lynch dividiu o seu filme em duas partes e fez toda a história girar em torno de três personagens centrais: Betty Elms / Diane Selwyn (Naomi Watts), Rita / Camilla Rhodes (Laura Elena Harring) e Adam Kesher (Justin Theroux). A trama é ambientada em Los Angeles, a cidade dos sonhos...

Na primeira parte, uma mulher escapa de uma tentativa de assassinato, seguido de um acidente de carro e, sem memória, passa a se chamar de Rita e a esconder-se numa residência vazia. Betty, sobrinha da dona da casa, acaba de chegar do Canadá em busca da realização do sonho de ser atriz. Ao tomar conhecimento do problema de Rita, a loira tenta ajudá-la a descobrir quem ela é e o motivo de tanto dinheiro e uma estranha chave azul se encontrarem na bolsa da morena. Em paralelo, conhecemos o diretor de cinema, Adam, num dia de pouca sorte para o jovem. Depois de recusar a proposta de uma dupla de irmãos 'patrocinadores' do seu próximo filme, ele descobre que está sendo traído pela mulher e que está finaceiramente falido (uma cortesia dos irmãos mafiosos que desejam 'empurrar-lhe' uma novata para o seu próximo filme). Sem saída, o cineasta aceita trabalhar com a jovem atriz chamada Camilla Rhodes.


Alguns acontecimentos 'estranhos' depois (que não explicarei aqui para não tirar o suspense de quem ainda irá assistir o filme), eis que somos 'sugados', através de uma misteriosa caixa azul, para a segunda parte da história de Lynch. Nela, Betty já não é mais a jovem doce e talentosa da primeira parte e sim, Diane Selwyn, uma atriz que só consegue fazer pontas em filmes e que teve a relação com a bela Camilla Rhodes terminada. A morena faz isso para poder casar-se com Adam Kesher. Consumida pelo ciúme e o desejo de vingança, Diane contrata um assassino profissional para matar a ex-namorada.


Qual das duas partes é 'sonho' e qual é a 'verdadeira'? Como interpretar os sinais que o diretor deixa em todas as cenas? Quem é aquele povo secundário na trama? A tia, a vizinha, a vidente, o mendigo, o cara da lanchonete, a garçonete, o assassino... Eu fiz isso, e penso que quase todos que assistiram "Cidade dos Sonhos" fizeram o mesmo: voltei o filme para assisti-lo de novo em busca de respostas e compreensão dos fatos (risos!). E acho que é isso que torna o filme tão atraente. A aura de mistério toma conta da gente e nos faz querer saber mais, mesmo que esse 'mais' não exista (soube que Naomi Watts, numa entrevista, aconselhou os fãs do filme a não fazerem isso pois nem o diretor sabe todas as respostas). Quem quiser que faça as suas próprias interpretações! E é isso que eu te convido a fazer aqui: assista o filme (mais uma vez, se já o viu antes) e tente tirar suas conclusões a respeito dos 'fatos'. No mínimo, você ganhará algumas horinhas de pura diversão :-)


As locações do filme:

Elas são uma atração à parte na obra-prima de Lynch. O que tem de gente indo a Los Angeles e visitando a Mulholland Drive (a rodovia onde Rita sofre a tentativa de assassinato e que é o título do filme no original americano). Dali, a vista da cidade é fantástica! (confira no poster acima).

A casa da tia de Betty fica na Avenida North Sycamore, 950.

Diane morava no 'Sierra Bonita Apartments', localizado na Griffith Park Boulevard, 2900, em Sierra Lake.

A lanchonete Winkies, frequentada por Betty e Rita, pelo rapaz que tem sonhos estranhos e, depois, por Diane e o assassino, foi ambientada no Caesar´s Restaurant, localizado em Gardena, na West El Segundo Boulevard.   

Outro lugar importante do enredo é o Club Silêncio. As cenas internas foram rodadas no Tower Theater (South Broadway, 802) e as externas no Palace Newsrell Theatre (South Broadway, 630).

Já coloquei os lugares acima na minha agenda. Pisando em L.A, vou conhecer todos eles... com o cuidado de evitar escutar a música 'Crying' (principalmente, se ela for cantada em espanhol - aí, que medo!).


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza