Um tour especial por Sergipe

Comecei o ano blogando sobre os lugares mais bacanas para se conhecer no Estado de Sergipe, meu lugar de nascimento.  Pelo valor histórico, belezas naturais, arqueologia, points das praias ou curiosidades turísticas, as cidades que escolhi apresentar foram Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Laranjeiras, Poço Redondo, Canindé do São Francisco e Estância. 

pt.wikipedia.org

Aracaju, a capital sergipana


Aracaju é calma, bonita e bem organizada. Recentemente, foi eleita o lugar com melhor qualidade de vida para se morar.  Os seus principais pontos de interesse turístico são: 

  • O centro histórico e comercial da cidade.
  • Palácio-museu Olímpio Campos, para artesanato e um pouco de História.
  • Catedral metropolitana, para os religiosos.
  • Mercados municipais, para uma experiência gastronômica suculenta e divertida. 
  • Ponte do Imperador, para tirar uma foto num contexto mais histórico. 
  • Calçadão 13 de Julho, para aquela foto que pede uma combinação de paisagem natural e urbana. 
  • Memorial de Sergipe, para conhecer os acontecimentos históricos de Estado e capital.
  • Parque da Sementeira, uma diversão para quem tem filhos pequenos.
  • Orla da praia de Atalaia, recomendado para todas as idades. É o point da cidade! Lá, você encontra muitos  restaurantes, bares, sorveterias e complexos esportivos para todos os gostos. A "Passarela do Caranguejo" e o "Oceanário" pedem a sua visita.
Oceanário na praia de Atalaia.
Site www.tamar.org.br

As praias mais conhecidas da cidade são Coroa do Meio, Atalaia (Velha), Aruana, Mosqueiros, Náufragos, Refúgio e Robalo. Por conta das plataformas da Petrobrás existentes na orla de Aracaju, algumas praias não são próprias para banho. Informe-se no local.

Como sugestão para o fim do passeio, sugiro um tour de catamarã até a Barra dos Coqueiros. É uma delícia!


Barra dos Coqueiros

www.paixaocruzeirense.com.br

É uma vila de pescadores, repleta de coqueirais (como o nome sugere), de dunas, mangues e 30 km de praias. 

A Atalaia Nova é a praia mais conhecida e permite belas fotos de Aracaju.

O bom aqui é aproveitar a praia e comer frutos do mar, se você aprecia.







São Cristóvão

Sempre que eu vou a Sergipe, dou um jeito de visitar a cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Refiro-me a São Cristovão, com o seu belo conjunto arquitetônico de linhas barrocas.  


Fundada em 1590, ela é a quarta cidade mais antiga do Brasil e a 1a. cidade do território sergipano. Minhas dicas por lá são:

-Visitar o belo e barroco Museu de Arte Sacra, na praça São Francisco.

- Fazer um tour conhecendo as belas igrejas e mosteiros da região, entre elas, a Matriz de Nossa Senhora da Vitória, datada de 1608.

- Conhecer o Museu Histórico de Sergipe (foto ao lado). O lugar foi sede de alguns governos sergipanos até o ano de 1855. Já em 1860, o prédio serviu de hospedagem para o Imperador D.Pedro II em sua viagem ao Estado. 

Imperdível: provar os biscoitos produzidos pelas freiras do Lar Imaculada Conceição. Ah, e as queijadas!!! Você pode encontrá-las em toda a cidade. São maravilhosas!


Laranjeiras
       
O passeio até Laranjeiras vale pelo conjunto arquitetônico do período colonial e pelo seu valor histórico, político e econômico para o país.                                                                                                                                                                      
Belo conjunto colonial de Laranjeiras.
Um passeio imperdível é visitar o Museu Afro-brasileiro e conhecer um pouco da cultura dos negros oriundos da África e a forma como eles eram tratados na vida escrava.

Museu Afro-brasileiro de Sergipe
Foto: Rubens Chaves no site www.pulsarimagens.com.br

Laranjeiras dista 23 km de Aracaju e já recebeu muitas visitas ilustres, entre elas, a do Imperador Dom Pedro II. A 2a. cidade mais antiga de Sergipe foi fundada em 1605 e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde 1996.


Poço Redondo

A Grota do Angico está localizada próximo ao povoado Cajueiro e do rio São Francisco. Visite se você  tem curiosidade em conhecer o lugar onde faleceram Lampião, o cangaceiro mais famoso do Brasil, e a sua trupe, incluindo Maria Bonita, a mulher do líder do cangaço.

www.revistabrasileiros.com.br

Canindé do São Francisco

Depois de conhecer a Grota do Angico, siga viagem até uma das belezas naturais mais badaladas do território sergipano: o Complexo de Xingó. Localizado a cerca de 200 km da capital, o lugar serviu de cenário para uma recente novela global, 'Cordel Encantado'.

A melhor forma de conhecer os Canyons é de catamarã ou de escuna. Pelas fotos abaixo, dá para se ter uma ideia da beleza da região.

www.buzcasa.com.br



Depois dos passeios de catamarã (sim, eu imagino que você vai fazer mais de um pela região), a dica é levar a família ou os amigos para conhecer o Museu de Arqueologia de Xingó, que possui descobertas arqueológicas com mais de 9 mil anos de existência. Imperdível!


Estância

Algumas das praias mais interessantes e ecologicamente preservadas do interior sergipano ficam no litoral Sul. A Praia do Saco localiza-se em Estância e foi considerada uma das mais belas do Brasil, pela revista francesa 'Grands Voyageurs'.

Praia do Saco
Foto: http://fallconny-diversidade.blogspot.com

A dica aqui é pegar um catamarã que faça um passeio desde a Praia do Saco até Mangue Seco. Esse é um daqueles passeios que não se pode deixar de fazer estando em Sergipe. 

À propósito, lembra de Mangue Seco? A praia baiana, cenário da novela "Tieta", é muito acessada pelos turistas através do litoral sergipano.

www.trilhadobrasil.com.br

Como é verão e o sol ferve por aqueles lados, use chapéu e muito bloqueador solar. Para a hidratação, uma das experiências mais deliciosas desta região é saborear água-de-coco, gelada e dentro da própria fruta. Acompanhada de um peixe assado, então, é um manjar dos deuses.



Comentários

  1. fiquei com água na boca com esse peixe assado e a água de côco na fruta (rs) afora as praias, museus e toda a história que aí permeia. Quero muito conhecer São Cristóvão e São Francisco do Sul em SC, vamos? rs Bjs, Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Fran Gostei dessa sugestão de viagem...

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus...como eu Amo este Lugar.....Que Saudades de Sergipe..Tão Linda, Tão Bela, Tão Especial e Inesquecível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza