Viajando pelo mundo com Jason Bourne

Fotos: divulgação

Pamela Landy falou "Quer voltar para casa? Encontre Jason Bourne!".  Eu digo: "Quer viajar ao redor do mundo? Encontre a trilogia Bourne!"

Os filmes "Identidade", "Supremacia" e "Ultimato Bourne", estrelados por Matt Damon, são o que melhor existe em combinação de ação, bom enredo, suspense e locações fantásticas. Tem cenas belíssimas de diversas cidades do mundo, especialmente, da Europa. Coloque a músca "Extreme ways", de Moby, para tocar e confira as dicas abaixo:


"A Identidade Bourne" (The Bourne Identity)


Tudo começa a 100 km ao sul de Marselha, como o nosso agente semi-morto boiando nas águas do Mediterrâneo. Salvo por pescadores, mas sem memória, ele parte em busca de sua identidade. Sua jornada começa no porto de Imperia, na Itália, de onde ele parte a procura de um trem rumo a Zurique, na Suiça. Na cidade, além de se descobrir cheio da grana e de passaportes falsos (um deles emitido no Brasil, que perigo! rs!), nosso herói suborna Marie (Franka Potente) para levá-lo à França. É em Paris onde as melhores cenas do filme são rodadas.

Em Paris, dá para conhecer quase toda a cidade, desde a Gare du Nord até as margens do Sena, com Jason e Marie fugindo da polícia local em um carrinho potente, mas que parece de brincadeira. 

Além da estação de trem e do rio, dois outros locais se destacam para mim: o Hotel Regina, onde Marie busca informações que ajudem Bourne a recuperar a memória; e, o Hospital Samaritaine: de onde Jason observa Conklin chegar para as negociações. Visitei estes lugares quando estive na cidade, em 2009. 


Algumas cenas curtas e belas acontecem quando os demais agentes são acionados de Barcelona, Hamburgo e Roma, e quando o  filme termina com Jason reencontrando Marie em Mykonos, na Grécia. You have ID?

"A Supremacia Bourne" (The Bourne Supremacy)


De cara, você é apresentado a uma bela praia de Goa, na Índía. É lá onde Jason e Marie vivem escondidos da CIA. Nosso agente continua atormentado por só conseguir, após 2 anos de reclusão, fragmentos de sua memória. Perseguidos, Bourne vê Marie ser assassinada em seu lugar e parte em busca de respostas e de vingança.

Parte para onde? Primeiro, ele toma um ônibus e, algum tempo depois, aparece em Napolis, Itália, onde deixa um agente da CIA com uma dor de cabeça que deu para sentir de fora da tela. De lá, seguindo os passos de Pamela Landy (Joan Allen), ele ruma para Berlim. Ambos fazem escalas pelo caminho: Pamela pára em Amsterdã para pegar Niki e Bourne faz um pit stop em Munique para obter mais informações e, digamos, deixar um outro agente num plano mais espiritual...

Neste filme, as melhores cenas acontecem em Berlim, Alemanha e em Moscou, Rússia. São fantáticas! Muita perseguição e muita verdade aparecendo na vida do nosso agente. Em Berlim, as cenas em Alexanderstrasse são muito bem sacadas!


Em Moscou, Borne encontra a outra pedra no seu caminho, é um agente corrupto do FBI, interpretado por Karl Urban (muito melhor de cabelos curtos e pretos, do que loiros e longos de "O Senhor dos Anéis") e parte a segunda corrida desenfrada pelas ruas da cidade (a primeira perseguição foi em Goa).

"O Ultimato Bourne" (The Bourne Ultimatum)


Nosso agente fez muito estrago por onde passou - pelos filmes anteriores, deu para ver que ele passou por muito lugar - e despertou a atenção da mídia. Por mais que ele tente viver em paz com a sua falta de memória, mais tentam trazê-lo de volta a ação e, para nossa alegria, de volta às viagens. Oba!

O filme começa com Bourne sendo perseguido em Moscou e logo depois em Paris: primeiro, informando o irmão de Marie sobre a morte dela; segundo, lendo uma matéria sobre ele mesmo, escrita por Ross, um jornalista do "The Guardian". E é para a Waterloo Station, em Londres, que Bourne segue para encontrar-se com Ross.

Curiosidade: em 2005, quando estive na cidade, fiquei hospedada em um bairro chamado Wandsworth (que aparece no filme "Simplesmente Amor")  e precisava tomar o trem para Warterloo, diariamente, para alcançar as atrações turísticas de Londres. Quando assisti o filme, eu matei a saudade da estação, enquanto o coitado do Ross era morto por um agente da CIA.

A parte que mais me agradou foi a rodada em Tânger, Marrocos. Aqui, quero fazer justiça a Julia Stiles. Ela é a única que aparece em ação nos 3 filmes e teve seu papel, como Nicky Parsons, crescendo em importância à medida que a franquia Bourne foi evoluindo. Nicky ajuda Bourne em sua jornada até Tânger, em mais uma busca pela sua identidade. As cenas de ação nos telhados da cidade são impressionantes e são outro ponto alto do filme.


Cenas rápidas e bonitas de Turim, Itália e Madri, Espanha (com direito a uma bandeira brasileira no painel de uma loja).

O filme - e a franquia Bourne - termina com o nosso agente voltando ao EUA, para encontrar Pamela Landy na CIA, em Nova Iorque. Mais ação e um final digno de tudo que vimos em todas as fitas e que só faz comprovar o que todos que assistiram os 3 filmes já sabem: Jason Bourne - ou David Webb - é o máximo!

Os filmes são bons, as viagens são atraentes, mas Fran adverte: 

"Viajar com Jason Bourne pode ser muito perigoso para a sua vida. Faça essas viagens sozinho ou em outra companhia"  :-)

Comentários

  1. Oi Fran, obrigado pelo esclarecimento quanto a praia de GOA de "supremacia burn. sabia que podia ser goa, damão ou diu, isto por conta dos azulejos e do telhado na casa do jason burn. bem como aquela ponte onde o casal cai com o carro na agua. tudo arquitetura portuguesa.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma cena do primeiro filme onde Jason e Marie se escondem em uma casa de um irmão dela, que tem um filho, após serem descobertos ele explode um tanque e consegue matar um Agente em um descampado com um rifle de caça, voçê sabe me dizer onde fica este lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a casa de campo fica nos arredores de Praga, num lugar chamado Trojanuv mlyn. Eu não estive nesta locação, mas achei o endereço através do IMDB. Dê uma olhada:
      http://www.imdb.com/title/tt0258463/locations?ref_=tt_dt_dt
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer