Haworth e os seus ventos uivantes

Livro de enredo enigmático e inteligente construção de frases, "O morro dos ventos uivantes" foi uma das melhores leituras que tive o prazer de desfrutar. Obra única de Emily Brontë e escrito em 1847, ele deu origem a uma série de produções cinematográficas. De todas que assisti, nenhuma supera o livro em intensidade de emoções. A que mais se aproxima do teor emocional da obra de Brontë é a interpretada por Ralph Fiennes (Heathcliff) e Juliete Binoche (Cathy).
  

Livro e filmes foram, e continuam sendo, sucesso de público. O primeiro foi muito criticado em sua época, antes de se tornar um sucesso de crítica. Dos segundos, não ouvi muita coisa, mas vale a pena assisti-los e tirar as suas próprias conclusões. Em comum, todos mostram paisagens belíssimas. Lugares capazes de fazer milhares de fãs visitarem Haworth, o lugar por trás da trama, todos os anos.


O vilarejo de Haworth está localizado nos campos de Yorkshire, considerada uma das regiões mais belas da Inglaterra.


Conhecidos como "Paraíso Negro", esses campos são silenciosos, sombrios, úmidos e frios quase todo o ano. Dá para ver, pelas cenas do filme, que o vento impera. É o cenário perfeito para uma história de amor tão violenta e fantasmagórica (acho que posso usar esta palavra).


As constantes tempestades da região foi algo que me chamou a atenção. São tão fortes que deixam qualquer dia com cara de noite, daquelas de dar absoluto medo.

Outra cena curiosa: as duas únicas casas citadas na obra destacam-se pelas diferenças. Se Wuthering Heights é escura, sem conforto e assustadora; a Granja da Cruz do Torto é um lugar calmo, tranquilo, belo, chegando a ser um alívio diante da austeridade da sua vizinha.

Amo tudo a respeito do livro, do filme e do cenário. Considero Haworth um dos lugares que se vale a pena conhecer. E maio, mês do meu aniversário, é considerado a melhor época do ano para se estar lá. É quando começa o verão e os ingleses saem das suas casas e vão aproveitar o frescor dos parques. Imagino que agradáveis caminhadas poderei fazer num lugar assim. Preciso programar o mês de maio que me permitirá provar deste prazer movido à paixão por livros, cinema e viagens.

Comentários

  1. Hoje, descobri que este texto esta linkado com um outro da Inglaterra. Cool!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres