Filme de viagem: "A Soma de Todos os Medos" em Montreal

The Sum of All Fears (2002, Phil Alden Robinson)

Por Fran Mateus*

Uma conspiração é arquitetada para colocar os Estados Unidos e a Rússia um contra o outro e, assim, provocar a 3ª Guerra Mundial. Nesse ínterim, o presidente russo morre e é substituído pelo menos conhecido Nemerov (Ciarán Hinds). Como Jack Ryan (Ben Affleck) tinha analisado o perfil dele um ano antes, o jovem da CIA é recrutado por William Cabot (Morgan Freeman), homem de confiança do presidente americano, para ajudá-lo nas negociações entre os dois países. Nessa trama de investigação e espionagem, a cidade de Montreal ambienta as locações russas, ucranianas e americanas.

Fotos: Fran Mateus

Confira alguns lugares onde "A Soma de Todos os Medos" foi filmado.


1) Le Windsor
Esse hotel de estilo Segundo Império foi inaugurado em 1878, na presença da princesa Louise, filha da rainha Victória. Ele serviu de cenário para duas cenas: a que Ryan e Cabot se encontram com Nemerov, em Moscou; e a do jantar, em Washington, apresentado pelo presidente americano. (Rue Peel 1170; metrô: Bonaventure)


2) Masonic Memorial Temple
Cabot faz um resumo da situação para o Comitê de Inteligência russo nesse espaço em vidro e metal e à prova de som, onde fica o Sensitive Compartimentalized Information Facility (SCIF). Abrigo de um templo maçônico, esse prédio de estilo Beaux-Arts foi inaugurado em 1930 e é considerado um dos patrimônios históricos do Canadá. (Rue Sherbrooke 1850; metrô: Guy-Concordia)


3 e 4) Maison Notman
Jack Ryan mora numa casa de estilo neoclássico, datada de 1945 e localizada numa das avenidas mais elegantes e movimentadas de Montreal. Na vida real, ela foi o lar do fotógrafo William Notman, de 1876 até 1891. Esse homem ficou famoso pelas fotos que tirou de membros da família real britânica e das celebridades canadenses e internacionais da sua época. (Rue Sherbrooke Ouest 51; metrô: Saint-Laurent)


Cinetour Publishing




Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza