Downton Abbey - Uma Nova Era: Norte da Inglaterra e Sul da França

Crédito: Focus Features (divulgação)


Durante os anos 2010 e 2015, a série de televisão Downton Abbey nos apresentou à família aristocrática Crawley e ao seu batalhão de empregados, numa história rica em drama, intrigas, aventuras e muita diversão, ambientada nas primeiras décadas do século XX, de 15 abril de 1912 (com os Crawles recebendo a notícia do afundamento do navio Titanic) até o Natal de dezembro de 1925. Essa série foi um tremendo sucesso de público e de crítica e deu origem à produção de dois longa-metragens.

O primeiro filme, Downton Abbey (2019), se passa no ano de 1927 e mostra os Crawley recebendo a visita do Rei George V e da Rainha Mary em sua mansão, durante o tour real por Yorkshire. Além do monarca e sua esposa, a comitiva real conta com pajem, camareira, cozinheiro e outros empregados preparados para servi-los nessas ocasiões, fato que causa muita tensão entre os criados da mansão (mas que gera muita diversão para a audiência).



Downton Abbey II: Uma Nova Era (2022), por sua vez, acontece por volta de 1928 e mostra Downton Abbey sendo usada como locação de um filme no final da Era do cinema mudo. A chegada de estrelas de Hollywood na mansão causa tanto a alegria da criadagem como o desespero do patriarca Robert Crawley (Hugh Boneville), que só aceita tal invasão por motivos financeiros. Para não ter que conviver com tanto burburinho em sua casa, o Conde de Grantham aceita ir ao sul da França, para visitar uma propriedade que sua mãe, a Condessa Viúva Violeta Crawley (Maggie Smith), herdou de um antigo amor de seus tempos de solteira.



Highclere Castle em Yorkshire

Além de grande parte do elenco original, os dois filmes têm em comum o retorno à sua principal locação: o magnífico Highclere Castle, mais conhecido, na ficção, como a mansão Downton Abbey.

Situado em Newbury, no Oeste da Inglaterra (mapa), o Highclere Castle foi idealizado pelo renomado arquiteto Sir Charles Barry (o mesmo do Palácio de Westminster / Casas do Parlamento). Ele data de 1679 e ostenta uma estrutura arquitetônica jocobita luxuosa, cercada de belos jardins e amplos campos verdes. Esse lugar é, na vida real, o lar de um clã nobre e poderoso, encabeçado pelo Conde e a Condessa de Carnarvon. Talvez por isso, o que se vê dele em cena são a sua fachada e jardins, a sala de estar e de jantar, a sua biblioteca e a escadaria por onde os personagens sobem e descem o tempo todo. Os demais ambientes da mansão, como a famosa cozinha e os quartos dos personagens, foram construídos no Ealing Studios, em Londres.

Uma curiosidade: no passado, assim como foi exibido na série televisiva, esse castelo foi parcialmente transformado em hospital para receber soldados feridos durante a I Guerra Mundial; e no presente, ele continua mantendo uma boa cota de mordomos, lacaios e cozinheiros, além dos famosos cachorros de estimação dos donos.

O lugar é aberto para visitação, com tours guiados e outros eventos interessantes; um deles é o seu jantar de gala de Natal, destinado aos endinheirados e sortudos que estiverem no país no mês de dezembro. 

Confira o site do castelo para saber mais sobre ele e os serviços oferecidos ao público visitante.


Villa Rocabella na Riviera Francesa

No segundo filme, além do Highclere Castle, outra locação absurdamente bonita e charmosa rouba a cena. Trata-se da Villa Rocabella, que se passa pela propriedade francesa herdada por Violet Crawley. Uma das cenas rodadas nesse lugar mostra um baile no melhor estilo "Era do Jazz" e faz uma menção a Scott Fitzgerald, o escritor americano mais associado a esse período dos Anos 1920, regado de festas e muita champagne.

A Villa Rocabela fica em Le Pradet, de frente para o Mar Mediterrâneo (mapa), em plena Riviera Francesa. Ela foi construída na década de 1890 e ornamentada nos estilos Belle Époque e Napoleão III. A sua presença em cena traz um frescor delicioso e ensolarado ao filme.

A mansão pode ser reservada para eventos ou férias em família, acomodando até 42 pessoas. Saiba como no site da casa.


Leia também:

Top 10 Downton Abbey Filming Locations

Everything You Need to Know About the French Villa in Downton Abbey: A New Era


Comentários

POSTS MAIS VISTOS

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

10 Coisas Que Eu Odeio em Você

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Viajando com Audrey Hepburn - Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"