"Bonequinha de Luxo" em Manhattan
![]() |
Fotos do filme: divulgação |
Manhattan, Quinta Avenida. Na frente da joalheria Tiffany & Co, para um taxi, de onde sai Holly Golightly (Audrey Hepburn), na cena do filme "Bonequinha de Luxo" (1961) que entrou para a galeria da História do cinema. Vestida com um preto Givenchy, tiara de princesa, pérolas maravilhosas e óculos escuros, a jovem toma o seu café da manhã olhando a vitrine da loja com um misto de adoração e ternura. Para ela, a Tiffany´s é um lugar tão maravilhoso que nada de mal pode acontecer ali dentro.
Holly Golightly foi criada pelo escritor Truman Capote e fez muito sucesso tanto entre leitores quanto entre cinéfilos do mundo todo como sendo uma mulher pouquíssimo convencional. Ela faz o tipo que toma champagne no café da manhã, dá festas de arromba em seu minúsculo apartamento (daquelas de enlouquecer os vizinhos), circula com homens poderosos (a quem chama de ‘ratos’) e outros muito poderosos (os ‘super-ratos’), visita lugares pouco recomendados pelos guias turísticos novaiorquinos (como a prisão de Sing-Sing), vive esquecendo as chaves da entrada do prédio (o que a faz acordar os seus vizinhos para abrir a porta do edifício para ela) e, mesmo amando Nova York, não pensa duas vezes em abandoná-la para morar no Brasil, quando um 'super-rato' tupiniquim a pede em casamento.
As coisas começam a mudar quando Holly ganha um vizinho novo, o lindo Paul Verjak (George Peppard), um escritor ainda desconhecido e bancado por uma mulher rica e casada. Eles ficam amigos, passam a circular pela ilha juntos e, com isso, nos brindam com uma Nova York linda, moderna, culta, animada e adorável. Difícil é encontrar quem, depois de conhecer a história da dupla e ver os seus passeios, não queira conhecer a Big Apple. Para eles, eu deixo aqui alguns endereços dos lugares mostrados em cena.
![]() |
Fotos das locações: Fran Mateus |
- Quinta Avenida, é nela por onde Holly e Paul circulam em algumas cenas e onde estão a joalheria Tiffany & Co (nº 727) e a New York Public Library (nº 476), prédios visitados pelos dois.
- O prédio dos apartamentos de Holly e Paul localiza-se no nº 169 da East 71st Street, no Upper East Side. A fachada foi filmada nesse endereço, mas os ambientes internos dos apartamentos foram criados nos estúdios da Paramount, em Los Angeles.
- Central Park, com destaque para o Conservatory Water e o Naumburg Bandshell. É nele onde acontece uma conversa de homem para homem entre Paul e Doc Golightly (Buddy Ebsen): o escritor acaba descobrindo que aquele senhor misterioso era, na verdade, o marido abandonado de Holy, da época em que ela ainda se chamava Lula Mae Barnes e vivia numa fazenda no interior do país.
- New York Public Library, para onde Paul leva Holly e a apresenta ao seu livro, “Nove Vidas”. O lugar continua tão encantador nos dias atuais, quanto era na época do filme (nº 476).
- Fonte na frente do Seagram Building (375 Park Avenue), local onde Holly e Paul sentam-se por alguns instantes e onde ela assume que sentirá falta de NovaYork quando estiver vivendo no Brasil (Sim, a bonequinha de luxo estava de malas prontas para vir morar numa fazenda mineira e até estudou algumas palavras do nosso idioma! Se você ainda não viu esse filme, dê uma conferida para ver o que aconteceu com ela e essa viagem).
Baseado no romance de Truman Capote, "Bonequinha de Luxo" (Breakfast at Tiffany´s) é uma produção de 1961, dirigida por Blake Edwards e roteirizada por George Axelrod. Para o papel principal, o escritor queria Marilyn Monroe, mas foi Audrey quem abocanhou o papel e o imortalizou para audiencias do mundo todo.
"Bonequinha de Luxo" é um dos filmes presentes no e-book Filmes para Você Viajar com Eles, de Fran Mateus e publicado pela editora Cinetour.
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco