Nova York de Woody Allen: "Zelig" (1983)


Zelig (1983) é um documentário "fake" nascido da mente criativa de Woody Allen. Nele, o roteirista e diretor atua no papel de Leonard Zelig, um homem com a capacidade de se transformar fisicamente nas pessoas que estão perto dele, e de assumir a personalidade e os gostos delas. Por causa dessa capacidade de transformação, Zelig foi chamado de "camaleão humano" e virou uma celebridade tanto dentro como fora dos Estados Unidos, entre as décadas de 1920 até a de 1940. Ele também teve contato com muitos outros famosos do seu tempo, como o escritor Scott Fitzgerald, o diretor e ator Charlie Chaplin, o músico Cole Porter, a dançarina Josephine Baker e até Hitler.

O "camaleão humano" Zelig na Times Square da década de 1920. Atrás dele, um anúncio dos cigarros Camels. A mesma marca volta a aparecer, modernizada, no filme "Simplesmente Alice", trama que se passa na década de 1990.
Foto: divulgação

Fran Mateus na Times Square do século XXI.

Sobre as locações, esse filme "das décadas de 1920-30 e 40" deu destaque para alguns lugares de Manhattan, como a New York Public Library, a Washington Square North, Chinatown e Times Square (fotos); todos visitados para o guia Nova York de Woody Allen.



Veja também:

Nova York de Woody Allen: Manhattan

Nova York de Woody Allen: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Nova York de Woody Allen: Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza