Deserto de Atacama: Uma Aventura Surpreendente

Texto e fotos de Rogério Velista (o aniversariante do dia) e Guto Condi
Rogério, Helen, Veronice e Guto na bela paisagem do Deserto de Atacama, Chile.


O deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1.000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível. As temperaturas no deserto variam muito podendo chegar de 0ºC à noite até 40ºC durante o dia, no verão. No inverno quando estivemos lá, as temperaturas chegaram a -15ºC (na região dos Géiseres) até  22ºC na cidade de San Pedro. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama.



SAN PEDRO DO ATACAMA
Rogério e Guto em San Pedro de Atacama

Antiga cidade dos impérios, principal destino turístico do Chile, San Pedro de Atacama tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, etc. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro de Atacama possui uma vida agitada; mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados.




GEOGRAFIA: O terreno da região é bastante diversificado, tanto no aspecto de altitude, como de formação, variando de altitudes quase ao nível do mar até 6.885 metros, como no caso do vulcão "Ojos del Salado". Também encontram-se áreas marcadas por erosão, dunas e montanhas. O solo é diversificado, mas é composto basicamente de sal e pedra.



TURISMO: O deserto do Atacama é muito visado por turistas para a prática do trekking, montanhismo, off-road, mountain bike, entre outros. E, arqueólogos, devido a possuir interessantes artefatos arqueológicos e históricos, além de salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e cânions de água cristalina.



Lugares interessantes onde estivemos, para conhecer em 5 dias:
GEISERS DEL TATIO
Gêiseres na maior altitude do mundo, quase 5000 metros, com nuvens de até 11 metros.

MUSEU ARQUOLÓGICO PADRE GUSTAVE LE PAIGE
MUSEU ARQUEOLÓGICO PADRE GUSTAVE LE PAIGE

LAGUNAS ALTIPLÂNICA

LAGUNA CEJAR
VALE DE LA LUNA
Depressão no meio da Cordilheira do Sal

VALE DA MORTE
VALE DA MORTE
Possui terreno arenoso e montanhoso e admiráveis esculturas naturais. Com rara presença de vida, motivo que leva o nome de Vale da Morte, serve para a prática de sandboard e é disputada pelos turistas para ver o pôr-do-sol do alto de suas dunas. Com cerca de 2km de extensão, fica no caminho para o Vale da Lua, próximo da cidade de San Pedro de Atacama, a 4km do centro.

SALAR DE ATACAMA
SALAR DE ATACAMA
Planície de sal povoada por flamingos



TERMAS DE PURITAMA  
Termas com água variando entre 25 °C e 30 °C com propriedades medicinais.


TOUR ASTRONÔMICO
Tour realizado à noite num observatório astronômico, onde podemos observer as estrelas, fenômenos que ocorrem no céu, com explicação bem detalhada de astrônomos residents no local.


VIAGEM DE CINEMA NO DESERTO DE ATACAMA
"007 - Quantum of Solace", filme com Daniel Craig na pele do mais famoso espião britânico, criado por Ian Flemming, teve inúmeras cenas rodadas na cidade de Antofagasta, localizada a 1368 kilometros de distância de Santiago, em pleno Deserto do Atacama. Fazer um passeio pelos locais do filme virou uma das atrações turísticas locais. Saiba mais sobre a cidade através do link Antofagasta no Wikipedia

Nas fotos de divulgação da MGM, James Bond (Daniel Craig) e Camile Montes (Olga Kurylenko) caminham pelo Deserto de Atacama, nas cenas finais do filme.

"Roger, feliz aniversário. Te desejo toda a felicidade do mundo, meu amigo querido. Beijos. Fran"

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres