Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night)


Fotos: divulgação
Num ônibus noturno de Miami com destino à Nova York, e paradas em Orlando e Jacksonville, Peter (Clark Gable), um jornalista que vive bêbado, e Ellie (Claudette Colbert), a filha única e mimada de um rico empresário, se encontram pela primeira vez. Eles se estranham por conta de um assento no ônibus, depois ela rejeita a ajuda do galã em relação a uma mala sua que foi roubada e assim por diante. 

Os dois não se suportam, mas, também, não se separam. Ela, que está fugindo do pai para poder viver o que pensa ser um grande amor, precisa dele por estar sem dinheiro; ele, farejando um furo de reportagem, fica por perto para cobrir a matéria sobre a fuga da jovem e o possível casamento dela com um playboy. No caminho, uma cena que entrou para a história do cinema: Ellie mostrando a bela e torneada perna para conseguir carona. 

Quem ainda não viu Aconteceu naquela noite, mas assistiu “Sex and the City 2”, sabe do que eu estou falando (lembram da cena de Big e Carrie assistindo televisão, depois do casamento de Stanford e Anthony?). Obviamente e a contragosto, Peter e Ellie se apaixonam e, a partir daí, o destino dos dois passa por uma mudança inimaginável para ambos. Dizem que este foi o filme (de 1934, somente para constar) que deu início à toda uma série de comédias românticas por muitos e muitos anos depois... até os nossos dias. Frank Capra foi o diretor de it Happened One Night (título original) e o roteiro de Robert Riskin foi inspirado no conto de Samuel Hopkins Adams. 

Fotos: Divulgação Columbia Pictures

Buscando no meu dicionário de locações de todas as horas quando o assunto é um clássico, o site da IMDB, eu soube que o filme foi 100% rodado na Califórnia. Para as cenas internas – como esta da foto acima, dentro do ônibus - foram usados os estúdios da Columbia Pictures (Sunset Gower Studios).  As filmagens externas, por sua vez, foram feitas em lugares como: Busch Gardens (Pasadena), no Franklin Canyon Reservoir (Santa Monica) e em Ventura Boulevard (Thousands Oaks). Da próxima vez que você visitar a Costa Oeste dos Estados Unidos, quem sabe não dá para incluir no roteiro uma passadinha por algum destes locais, hein?

Entre os prêmios conquistados estão 5 Oscar (Melhor Filme, Ator, Atriz, Diretor e Roteiro Adaptado) e Melhor Filme pelo National Board of Review.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza