"O Código Da Vinci" em Paris e Londres



Se existe um filme que inspirou - e continua inspirando! - turistas do mundo inteiro a procurar, avidamente, por suas locações na França, Inglaterra e Escócia, ele se chama ‘O Código Da Vinci” (The Da Vince Code, 2006).

Baseado num dos maiores best-sellers dos últimos anos, escrito por Dan Brown, ‘O Código’ tem em Paris e Londres algumas das suas principais locações e foi para estas duas cidades européias que eu, misturando-me à leva de curiosos movietrotters, segui em busca de respostas, ou melhor, dos fantásticos cenários usados no filme. 

Locações em Paris:
O Museu do Louvre
Tudo começa e termina no Museu do Louvre. Ali, na Grande Galeria, Jacques Saunière é assassinado e monta suas pistas para Sophie Neveu (Audrey Tautou) e Robert Langdon (Tom Hanks) . A tela da Monalisa, pintada por Leonardo Da Vinci, é a mais procurada pelos turistas. Para conseguir tirar uma boa foto (como esta, acima, que eu consegui tirar sem muita gente por perto), chegue cedo (estive lá numa quinta-feira, por volta das 11h). O espaço é concorridíssimo!


No final do filme, Robert Langdon tem um insite no banheiro do luxuoso Hotel Ritz, onde está hospedado, e segue para o Louvre. Ele encontra a informação que precisa na Pirâmide Invertida. Ela fica na galeria do Carrousel du Louvre, um espaço comercial com lojas de artigos turísticos, objetos de design e até uma Starbucks. De acordo com a 'teoria' de Dan Brown, está ali, embaixo da Pirâmide Invertida, o corpo de Maria Madalena, mulher de Jesus e mãe de sua filha.


Site: www.louvre.fr e metrô Palais Royal-Musée du Louvre.
Outros points franceses do “Código”:

  • Arco do Carrossel, Jardim des Tuileries, Igreja de Saint-Sulpice, Bois de Boulogne e Rue Haxo, 24 (onde ‘funciona’ o fictício Banco de Custódia de Zurique).
  • Fora de Paris, encontra-se o Château Villette, o castelo onde mora Leigh Teabing, importante personagem para a trama.


Locações em Londres:
 

Temple Church: a igreja dedicada aos templários foi construída em 1186 e foi o palco da assinatura, em 1215, da Carta Magna, um importante documento que restringe os poderes da coroa.  Estive lá numa tarde fria de maio de 2005 e encontrei diversos turistas com o livro de Dan Brown embaixo dos braços, todos interessados na câmara das efígies dos nove Cavalheiros Pobres de Cristo. Confesso que olhar aquelas esculturas foi arrepiante! Senti-me fazendo parte da trama do ‘Código’.
Onde: Inner Temple Lane, Fleet Street, Bloomsbury. Metrô Temple. 


Abadia de Westminster: no livro de Brown, Langdon e Sophie vão à Abadia, que abriga um dos maiores acervos de tumbas do mundo, procurar a de Isaac Newton. Na Chapter House, eles são abordados por Teabing (Ian McKellen), a esta altura, já conhecido como ‘o Mestre’, o vilão da trama. 
Acesse o site www.westminster-abbey.org para fazer um tour virtual pelo espaço. 


Para o filme, todavia, as cenas internas que deveriam ser feitas na Abadia de Westminster foram filmadas na Lincoln Cathedral, em Lincolnshire. O diretor do filme Ron Howard não recebeu permissão para filmar no interior de Westminster. O que vemos da Abadia em ‘O Código’ é somente a sua bela fachada (foto acima). Onde: Broad Sanctuary, 44-20. Metrô Westminster.

Outros points do “Código” em Londres e Escócia:
  • Centro do Opus Dei e Saint James Park.
  • Na Escócia, encontra-se a Capela Rosslyn, lugar onde Sophie faz a descoberta mais importante da sua vida.


Comentários

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza