"Moça com brinco de pérola" na Delft de Vermeer

Quem assistiu "Moça com Brinco de Pérola" deve ter desejado que o notável pintor, Jan Vermeer (Colin Firth),  terminasse o filme com Griet (Scarlett Johansson), a sua musa inspiradora para a famosa tela "A Menina do Turbante".


Dirigido por Peter Webber e lançado em 2003, o filme foi baseado no livro homônimo de Tracy Chevalier, que é inspirado na vida do Velho Mestre holandês, mas com livres adaptações por parte da escritora.

"A Menina do Turbante"ou
"A Menina do Brinco de Pérola", c. 1665
De fato, pouco se conhece a respeito da vida de Jan Vermeer. Sabe-se que ele nasceu em 1632 e foi batizado em Delft. Filho de um comerciante de seda, ele foi admitido na Guilda de S. Lucas de Delft, em 1653. Por ofício, Vermeer foi pintor e negociante de arte. Sua esposa chamava-se Catharina Bolnes e era católica, enquanto o nosso ilustre mestre era calvinista. Tiveram muitos filhos: 15 no total, mas 4 deles morreram muito novos.

"A Lição de Música", c. 1662-65

"Mulher com Jarro de Água", c. 1664-65
Na sua produção artística, além de cenas do cotidiano, feitas no ambiente interno das casas, Vermeer pintou muito a sua querida Delft, nos deixando uma ideia de como era a sua cidade natal em pleno século XVII. Além de Vermmer, outros pintores nos deixaram uma marca da cidade holandesa daqueles tempos.

"Pátio de uma Casa de Delft", c. 1658,
de Pieter de Hootch

"Rua de Delft", c. 1657 - 58, Vermeer

"Vista de Delft", de Jan van der Heyden

"Vista de Delft", c. 1660-61, Vermeer
Nos dias atuais, Delft é uma cidade encantadora e conhecida por sua porcelana azul-e-branca. O túmulo de Vermeer, que faleceu em 1675, está guardado numa construção do século 13, a bela igreja Oude Kerk.

Quem desejar conhecer Delft sem sair de casa, basta assistir o filme "Moça com Brinco de Pérola" para ter uma ideia de como era a cidade. De bônus, o que cada um irá ver na tela é um show de pintura num estilo vigoroso e a revelação de anseios secretos e tentações físicas entre nosso querido pintor a sua musa inspiradora.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza